Select Page

Onda de frio polar chega e provoca a primeira friagem de 2017 no Acre, em Rondônia e no Amazonas

MUDANÇA RADICAL DO TEMPO
INTENSA ONDA DE FRIO CHEGA ESTA SEMANA
No dia 27 de abril do ano passado, em 2016, chegava ao Acre, uma intensa onda de frio polar – a mais forte dos últimos anos para o mês de abril – que derrubou a temperatura em boa parte da Amazônia sul-ocidental.
Exatamente um ano depois, na próxima quinta-feira, dia 27 de abril, chega uma onda de frio polar com intensidade suficiente para provocar a primeira friagem de 2017 no Acre, em Rondônia, no Amazonas, em Mato Grosso, na Bolívia e no Peru.
Na frente desta poderosa onda de frio, uma frente fria avançará rapidamente na direção do Brasil provocando fortes temporais, já a partir de quarta-feira, dia 26, no sul do Brasil, em Mato Grosso, em Rondônia, no Acre, no sul e oeste do Amazonas, na Bolívia e no leste e sudeste do Peru.
A partir de quinta-feira, a temperatura despenca no sul do Brasil e cai bastante no leste e sul do Acre, no sul e oeste de Rondônia, na região do Pantanal de Mato Grosso, no sul do Amazonas, no sudeste do Peru e em toda a região de terras baixas da Bolívia.
O Tempo Aqui lembra que, neste ano de 2017, já chegaram ao Acre várias frentes frias e duas massas de ar polar, porém, nenhuma provocou uma típica friagem da Amazônia. A frente fria que chega na próxima quinta-feira será sucedida por uma intensa onda de frio polar que provocará a primeira friagem do ano na região. No entanto, não ocorrerá frio intenso, mas as temperaturas mínimas, nas primeiras horas do dia, deverão oscilar entre 16 e 19ºC em algumas cidades, como Rio Branco, Brasileia, Sena Madureira, Guajará-Mirim, Costa Marques, VIlhena, Boca do Acre, Cuiabá e Cáceres.

TEMPORAIS, COM CHUVAS FORTES, RAIOS E VENTANIAS
A aproximação, na quarta-feira, e a chegada, na quinta-feira, desta frente fria provocarão temporais, com chuvas fortes, raios e ventanias perigosas, em vários pontos.
Assim, O Tempo Aqui alerta para a alta probabilidade de ocorrência de transtornos à população de áreas vulneráveis, como rápida inundação de ruas, transbordamento de pequenos rios, queda de galhos e árvores e danos às edificações.
As fortes rajadas de vento poderão atingir velocidade superior a 60km/h em muitos pontos por onde a frente fria passar.

TEMPO MUDA RADICALMENTE ESTA SEMANA
Chuvas e temporais deverão ocorrer até quinta-feira ou, no máximo, até sexta-feira, no Acre e nas regiões vizinhas.
O fim desta semana será de tempo bom e muito ventilado, com temperaturas agradáveis, principalmente, durante a noite. A umidade do ar sofrerá uma queda acentuada e, a partir de sábado, poderá ficar abaixo de 40%, no leste e sul do Acre, no sul do Amazonas, no sul e oeste de Rondônia e no sul e oeste de Mato Grosso, inibindo, portanto, a formação de nuvens de chuva.
Acompanhe nossas atualizações diárias e a qualquer momento, pois esta previsão de tempo poderá sofrer alterações para mais ou para menos, quanto à intensidade da onda de frio que chegará à região.
O Tempo Aqui está acompanhando a formação, o desenvolvimento e o deslocamento dessa intensa onda de frio polar. Qualquer modificação no comportamento previsto da atmosfera será informada para que a população possa planejar melhor suas atividades.

468 ad