Select Page

Nível do rio Acre está a 90cm da cota de alerta e poderá atingi-la até sábado. Rio Madeira não deve ser motivo de preocupações exageradas.

RIO ACRE SOBE 4cm/h EM RIO BRANCO

Às 16 horas desta quinta-feira – 11/1/2018, o nível do rio Acre, em Rio Branco, atingia a marca de 12,6m e continuava subindo a uma velocidade média de 4 centímetros a cada hora.
Até o próximo sábado, seu nível poderá atingir a cota de alerta que é de 13,5 metros, podendo até passar um pouco desta marca. Por enquanto, não há motivo de muita preocupação, pois, a partir deste sábado, a velocidade de aumento do seu nível começará a diminuir. Isto não significa que não volte a subir novamente, na próxima semana.
Entretanto, é importante ficar atento, pois as chuvas vão continuar, mas não muito volumosas, em todo o Acre, nesta sexta-feira e no sábado, mas diminuem no domingo, porém voltarão a ser intensas na próxima semana, tendo em vista a aproximação de mais uma frente fria de fraca intensidade e a incursão de ar extremamente úmido, que vem do oceano Atlântico Norte.

RIO MADEIRA NÃO DEVE SER MOTIVO DE PREOCUPAÇÃO EXCESSIVA

Como O Tempo Aqui já informou anteriormente, o rio Madeira não deve ser motivo de preocupação exagerada neste verão de 2018.
As chuvas que ocorrem na Bolívia vão diminuir bastante, nos próximos dias, exceto no norte e no nordeste boliviano, onde estão os vales dos rios Madre de Dios, Abunã e Guaporé. Na principal região de drenagem do rio Madeira, acima de Porto Velho, ou seja, o centro da Bolívia e as encostas dos Andes, pelo menos nas próximas três semanas, segundo nossa análise, como já informamos antes, não terá chuvas em excesso, podendo até chover abaixo da média no período. Nossas análises baseiam-se no comportamento atual da atmosfera na América do Sul e na região da Antártica e da temperatura das águas do oceano Atlântico Norte, que é a origem das chuvas na Amazônia. Outros fatores também interferem no comportamento do tempo na região, mas com menos importância.
Assim, as preocupações devem ser voltadas para os rios acreanso, que poderão, sim, provocar inundações alarmantes neste verão, principalmente o rio Acre.
No entanto, acompanhe nossas atualizações, pois as condições meteorológicas podem mudar para mais ou para menos na região, porém não deixaremos de informar com antecedência suficiente para que a população não seja surpreendida com situações adversas no que diz respeito ao tempo e às inundações provocadas pela elevação do nível dos principais rios da região.

468 ad