Select Page

Chuvas intensas, na próxima semana, poderão causar transtornos à população. Temperatura diurna terá queda sensível.

CHUVAS FORTES E VOLUMOSAS NA PRÓXIMA SEMANA
Uma série de fatores meteorológicos deixarão o tempo extremamente instável entre os dias 12 e 17 de fevereiro deste ano de 2017, ou seja, na próxima semana, em boa parte do Acre, de Rondônia, do Amazonas, de Mato Grosso, de Goiás, do Distrito Federal, da Bolívia e do Peru.
Nestes próximos dias, as condições atmosféricas estarão altamente favoráveis à ocorrência de chuvas fortes e intensas, raios, ventanias e eventual queda pontual de granizo. Em algumas áreas, as chuvas poderão acumular mais de 100mm.
Tais condições de tempo severo serão consequência de quatro fatores meteorológicos, que estarão ocorrendo, simultaneamente, durante a próxima semana:
– a elevada umidade do ar, originária do oceano Atlântico;
– o calor típico do verão:
– a formação de um centro de baixa pressão atmosférica sobre Rondônia e Mato Grosso;
– a aproximação e chegada de uma frente fria de fraca intensidade.
Estes são os elementos básicos para a formação de nuvens carregadas e tempestuosas nos próximos dias.

TEMPERATURA DIURNA CAIRÁ SENSIVELMENTE
Não será frio nem tampouco friagem, mas a temperatura, durante o dia, terá queda significativa, quando comparada com os dias da semana anterior.
Essa queda da temperatura diurna não será tanto devido à frente fria, que chegará fraca, mas, principalmente, por causa do céu encoberto e o tempo chuvoso que deverão ser a marca da próxima semana, principalmente, no Acre, em Rondônia, no sul do Amazonas e em boa parte de Mato Grosso, da Bolívia e do leste e sudeste do Peru.
Durante a noite, a temperatura diminui levemente no leste e sul do Acre e no sul e oeste de Rondônia, além da região de terras baixas da Bolívia e do sudeste do Peru.

ALERTA DE SÉRIOS TRANSTORNOS À POPULAÇÃO
Alertar não é alarmar, mas avisar da possibilidade de ocorrência de transtornos à população, quando as condições atmosféricas indicam tempo severo a se aproximar.
É melhor prevenir contra o pior e esperar o melhor do que esperar o melhor e acontecer o pior.
Assim, O Tempo Aqui alerta para a alta probabilidade de ocorrência, na próxima semana, de sérios transtornos às pessoas localizadas em pontos vulneráveis ou em trânsito por tais pontos, como rápido transbordamento de pequenos rios e igarapés, inundação de ruas, queda de galhos e árvores, destelhamento de edificações e deslizamentos de terra, além do perigo dos rios.
No entanto, O Tempo Aqui também esclarece que tais temporais não são generalizados ou seja, podem ocorrer com forte intensidade num município e, em outro próximo, apenas chover fraco ou moderadamente. As condições atmosféricas, entretanto, estarão favoráveis à ocorrência de tempo severo na maior parte da Amazônia Ocidental e de boa parte do Centro-Oeste brasileiro, além das terras baixas da Bolívia e do Peru e do lado oriental dos Andes destes países.
O Tempo Aqui atualizará, a qualquer momento, tais informações, que podem sofrer alterações para mais ou para menos.

468 ad