Select Page

Feriadão quente, com chuvas e possibilidade de temporais

MUITA UMIDADE NA REGIÃO

O calor abafado e as chuvas passageiras e pontuais vão continuar neste feriadão, até, pelo menos, a próxima segunda-feira (5/11/2018), no Acre, com possibilidade de temporais isolados.
As chuvas mais fortes e intensas, com alta probabilidade de temporais, ocorrerão em Rondônia, no Distrito Federal, em Goiás, em Mato Grosso, no Amazonas e nas planícies da Bolívia, com calor abafado, na maioria dos dias deste feriadão.
No Acre e na região de selva do Peru, as chuvas serão menos intensas – apenas passageiras e pontuais – na sexta-feira, mas aumentam – com temporais – no sábado e no domingo. No entanto, não estão descartando temporais isolados.
De um modo geral, haverá muitas nuvens em toda a região nestes dias, mas o sol aparecerá e deixará o tempo abafado, na maior parte do tempo.
A causa destas chuvas diárias são os intensos pulsos úmidos do Atlântico (PUA), que continuam a penetrar, deixando os dias instáveis.
Os ventos estarão soprando, na maior parte do tempo, da direção norte e variações de noroeste e de nordeste, tanto no sul da Amazônia Ocidental, como no Centro-Oeste do Brasil.
Especificamente no Acre, a partir de sábado, os ventos serão mais intensos, com fortes rajadas, deixando os dias bastante ventilados.

 

RIO ACRE ATINGE O MAIOR NÍVEL

As chuvas que têm ocorrido na bacia do rio Acre, elevaram seu nível. Nesta quinta-feira, em Rio Branco, marcava 3,82m, no início da tarde, sendo a maior cota registrada desde o último dia 26 de agosto, quando atingiu 3,77m.
No entanto, nos próximos dias, deverá baixar um pouco, tendo em vista que as chuvas, no seu alto curso, diminuirão neste fim de semana. Já, na próxima semana, deverão ocorrer chuvas intensas, fazendo seu nível subir novamente.

 

ALERTA DE TEMPORAIS

Neste fim de semana, os alertas de temporais, com chuvas fortes, raios, ventanias e queda pontual de granizo, ficam, aproximadamente, com os níveis:

MUITO ALTO, em Mato Grosso, em Goiás e no Distrito Federal;
ALTO, no Amazonas, em Rondônia e na Bolívia;
MÉDIO, no Acre e no Peru.

Assim, é importante que a população fique atenta, principalmente quando surgirem nuvens carregadas, a fim de evitar maiores prejuízos ou transtornos.

468 ad