Select Page

Alerta de temporais e chuvas intensas no Acre, Rondônia e áreas próximas. Calor diminui a partir desta terça-feira.

Chuvas fortesChuvas intensas

13h10min.

Temperatura diminui e chuvas aumentam

    Os dias secos e muito quentes das últimas semanas darão uma boa trégua no Acre, em Rondônia, no sul do Amazonas, na Bolívia e no Peru.
    Nesta terça-feira (28/1/2020), desde as primeiras horas, ocorrerão chuvas abundantes, que podem vir acompanhadas de raios e ventanias, principalmente no leste e no sul do Acre, no oeste e norte de Rondônia, no norte da Bolívia e no sul da região de selva do Peru. Chuvas fortes, com temporais, poderão ocorrer já a partir da tarde desta segunda-feira.
    A maioria dos dias desta semana serão com chuvas, podendo ocorrer transtornos à população de pontos vulneráveis. Em alguns pontos, o acumulado pluviométrico poderá ficar acima de 100mm nestes últimos dias de janeiro de 2020.
    Assim, alertamos a população para a possibilidade de inundação de ruas, transbordamentos de córregos e igarapés, queda de galhos e árvores e deslizamentos de terra.
    A causa destas chuvas é o retorno da incursão de intensos pulsos úmidos do oceano Atlântico, que, associados a outros fatores meteorológicos, poderão provocar temporais na região.

Recorde de calor no Acre

    A incursão de ar seco, impulsionado por uma alta pressão atmosférica que se formou nas proximidades do arquipélago português dos Açores, desde o início de janeiro, favoreceu um excessivo aquecimento do ar próximo da superfície neste mês de janeiro no Acre e nas proximidades.
    Rio Branco registrou temperatura recorde deste ano, até o momento, com máxima de 34,0ºC, no domingo (26/1/2020). As duas noites anteriores foram as mais quentes do ano, até agora, com mínimas, ao amanhecer, de 24,3ºC, conforme dados coletados pela REDEMET (Aeronáutica). No entanto, esta temperatura, em Rio Branco, não superou a máxima do ano passado, quando foram registrados 36,4ºC, no dia 8 de setembro.
    No Acre, a maior temperatura de 2020, até o momento, foi registrada em Feijó, com 36,4ºC, no dia 8 de janeiro. Em Cruzeiro do Sul, a máxima deste ano, até o momento, foi 35,7ºC, também no dia 8 de janeiro.

Chuvas continuam em Goiás e Distrito Federal

    Em Goiás, no Distrito Federal e no nordeste e leste de Mato Grosso, os primeiros dias desta semana vão continuar com muita chuva, principalmente, no centro e norte goiano.
    A partir de quinta-feira, no entanto, as chuvas diminuem, mas ocorrem de forma pontual e passageira.


    Acompanhe nossas atualizações diárias para bem informado sobre o tempo e o nível dos principais rios da região.


    O Tempo Aqui, a melhor previsão de tempo, na linguagem que você entende.


468 ad