Select Page

Chuvas fortes, com temporais, neste fim de semana

Chuvas fortes, com temporais, neste fim de semana

Alerta de fortes temporais no Acre, Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Bolívia e Peru

Este será o último fim de semana do inverno de 2019, que termina no próximo dia 23 de setembro. As condições atmosféricas, neste fim de semana, já a partir desta sexta-feira, deixarão o tempo bastante instável, mas quente, com chuvas pontuais, que podem ser fortes e acompanhadas de raios, ventanias e queda eventual de granizo, no Acre, em Rondônia, no Amazonas, em Mato Grosso (oeste, noroeste e norte), na Bolívia (planícies) e Peru (região de selva).

As causas deste mau tempo são o calor intenso, a penetração de pulsos úmidos do Atlântico (PUA) e a chegada, no sábado (21/9/2019), de uma fraca frente fria, além da formação de um centro de baixa pressão atmosférica no norte de Rondônia.

Assim, alertamos a população para a alta probabilidade de ocorrência de sérios transtornos à população de algumas áreas, como queda de galhos e árvores, destelhamento de edificações e rápida inundação de ruas, além do perigo potencial dos raios.

As condições do tempo mais severo deverão ocorrer neste sábado no leste e sul do Acre, no sul do Amazonas, no norte da Bolívia e no sul da região de selva do Peru. Já, no vale do Juruá, no norte de Rondônia e no noroeste e norte de Mato Grosso, o tempo mais severo deverá ocorrer no domingo. Entretanto, poderão ocorrer fortes temporais, em qualquer área, entre esta sexta-feira e a próxima segunda-feira.

Não ocorrerá o fenômeno da friagem, pois o ar polar não entrará significativamente na região, porém, o calor diminuirá um pouco, principalmente no Acre, na Bolívia e no Peru.

Tempo seco e muito quente em Goiás, Distrito Federal e maior parte de Mato Grosso, mas pode chover rápido

No Centro-Oeste do Brasil, uma poderosa massa de ar muito quente e seco vai continuar a predominar neste fim de semana, mas podem ocorrer chuvas rápidas e pontuais em algumas áreas, principalmente no sudeste e no sul de Goiás. As temperaturas máximas deverão variar entre 39 e 43ºC, em Goiás e em Mato Grosso. Já, no Distrito Federal, as máximas poderão oscilar entre 30 e 34ºC.

No entanto, o tempo seco está com os dias contados. Na primeira semana da primavera de 2019, principalmente a partir do dia 25 de setembro, as chuvas começarão a retornar à região, deixando os dias mais agradáveis.

Uma massar de ar úmido começará a penetrar na região Centro-Oeste, trazendo nuvens carregadas, encerrando os mais de 100 dias sem chuva na maioria dos municípios.

Começa, então, o perigo dos fortes temporais na região Centro-Oeste, com chuvas torrenciais, muitos raios e ventanias perigosas nesta parte do país.

Acompanhe nossas atualizações diárias para ficar melhor informado sobre o tempo nos próximos dias na sua região.

468 ad