Select Page

ATENÇÃO, IMPERDÍVEL: População de Rio Branco poderá ver a Estação Espacial Internacional, a olho nu, no início da noite desta quarta-feira. É o maior satélite feito pelo homem, com astronautas em seu interior. Saiba como olhar.

11h 50min

Toda a população de Rio Branco e municípios vizinhos poderão ver a Estação Espacial Orbital Internacional passando sobre a capital acreana, nos primeiros minutos da noite desta quarta-feira, dia 30 de julho. Trata-se do maior satélite feito pelo homem e que dá uma volta em torno da Terra a cada 92 minutos. Com alguns astronautas em seu interior, a estação tem mais de 100m de comprimento e poderá ser vista a olho nu por qualquer pessoa, entre 18h 30min e 18h 39min, em Rio Branco. Foi nesta estação espacial que, pela primeira vez, um astronauta brasileiro fez parte da equipe, lá em cima. Foi o astronauta Marcos Pontes que levou a bandeira do Brasil até a estação.
A estação apontará no horizonte sudoeste da capital acreana, exatamente, às 18h 30min e desaparecerá no horizonte nordeste, às 18h 39min. Estará passando em cima da cidade de Rio Branco, às 18h 34min.
Mas atenção: serão, apenas, 9 minutos entre o surgimente e o desaparecimento no horizonte rio-branquense, sendo que a boa visibilidade durará cerca de 2 minutos somente.
No céu da capital acreana, a estação será vista como uma estrela gigante, muito brilhante, movendo-se rapidamente da direção sudoeste para a direção nordeste.
Para quem estiver posicionado sobre a passarela Joaquim Macedo, em Rio Branco, é só olhar para o céu, na direção do final da Gameleira, onde a estação começará a aparecer. Em seguida é só acompanhar o forte brilho que passará sobre a cidade e que desaparecerá no horizonte olhando para o lado esquerdo da ponte de cimento.
O céu deverá estar sem nuvens e, portanto, a visualização será totalmente possível, a olho nu, pelos rio-branquenses.
A Estação Espacial Internacional, com astronautas em seu interior, estará passando sobre Rio Branco com velocidade de 27.500km/h, a uma altura de 417km.
Portanto, não perca esta oportunidade de poder ver a passagem sobre a capital acreana do maior veículo espacial feito pelo homem. O Tempo Aqui convida todos para estarem ali, na passarela Joaquim Macedo, para observarem a passagem do maior satélite feito pelo homem. A passagem desse satélite gigante poderá ser visto, também, pelos moradores de Jordão, Santa Rosa do Purus, Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba, Plácido de Castro, Acrelândia, Senador Guiomard, Bujari, Porto Acre e Sena Madureira. No Amazonas, também, será vísível pela população de Boca do Acre Pauini e Lábrea. Em Rondônia, não será possível a observação.

Cuidado com o horário, pois a passagem ocorrerá entre 18h 30min e 18h 39min, na capital do Acre. Nos demais municípios, a diferença de horário será de cerca de 2 minutos para menos, em Jordão, e de 2 minutos para mais, em Lábrea.

Você que viu a passagem da estação mande uma mensagem através do nosso portal clicando abaixo e informando seu nome e o local de onde pôde vê-la. Caso permita, O Tempo Aqui divulgará seu nome no portal.

facebooktwitter

468 ad