Select Page

Calor abafado e chuvas pontuais vão predominar, mas também ocorrerão chuvas intensas e leve queda da temperatura.

PREVISÃO PARA A SEMANA

A elevada umidade do ar, originária do Atlântico, e as chuvas, às vezes fortes e acompanhadas de raios e leves ventanias, vão continuar comandando o tempo durante esta semana, pelo menos até o próximo domingo (9/12/2018).
Na quinta-feira, a chegada de mais uma frente fria ao sul da Amazônia Ocidental provocará chuvas intensas, que serão acompanhadas de temporais, em vários pontos do Acre, de Rondônia, de Mato Grosso, do sul e sudoeste do Amazonas e das planícies da Bolívia e do sul da região de selva do Peru.
Em Brasília e na maior parte de Goiás, os ventos mudam de direção a partir de quarta-feira e passam a soprar do leste, devido a um centro de alta pressão atmosférica sobre o oceano Atlântico, nas proximidades da costa do Rio de Janeiro.
É bastante provável que, a partir de sexta-feira, seja formada a primeira zona de convergência do Atlântico Sul (ZCAS), pois dois eventos indispensáveis para a formação deste fenômeno deverão ocorrer, ou seja, um centro de baixa pressão em alta altitude sobre o nordeste do Brasil (VCAN), ao mesmo tempo que um centro de alta pressão (Alta da Bolívia), também em alta altitude, forma-se sobre a Bolívia e o estado brasileiro de Mato Grosso. O fenômeno meteorológico chamado de Zona de Convergência do Atlântico Sul caracteriza-se por um faixa de nuvens muito carregadas, entre o Amazonas e o litoral do Rio de Janeiro, provocando chuvas intensas, a qualquer hora, durante pelo menos três dias consecutivos, no Acre, Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo e parte de outros estados adjacentes.

 

NÍVEL DOS RIOS

Em Cruzeiro do Sul, o nível do rio Juruá, após haver atingido a cota de 13,60m, baixou para 13,58m, na tarde desta segunda-feira (3/12/2018), com tendência a estabilizar ou baixar lentamente, pois as chuvas no seu alto curso diminuíram nos últimos três dias.
O rio Acre, em Rio Branco, na tarde desta segunda-feira, marcava 8,84m, e continuava subindo, devendo passar de 9 metros nesta terça-feira, porém, após ficar próximo de 10 metros, deverá estabilizar e baixar, já nos próximos dias, não oferecendo motivos para maiores preocupações.
Os demais rios acreanos também, por enquanto, não oferecem perigo de inundações alarmantes.
Já, em Rondônia e nas planícies da Bolívia, os rios continuam subindo rapidamente, sendo que, alguns, menores, poderão transbordar.
Acompanhe nossas previsões diárias para ficar melhor informado sobre o tempo e o nível dos rios nos próximos dias.

468 ad