Select Page

Alerta de acentuada elevação do nível do rio Acre, com troncos e galhos de árvores. Em Cruzeiro do Sul, rio Juruá transbordou pela terceira vez neste verão. Chuvas vão continuar nesta semana.

RIO ACRE VAI TRANSBORDAR NOVAMENTE

O nível do rio Acre, em Rio Branco, continua subindo, sendo que, às 13h desta segunda-feira (4/2/2019), marcava 12,8m, faltando apenas 70cm para atingir a cota de alerta, o que deverá ocorrer até a manhã de terça-feira. Dentro de, aproximadamente, 48h, seu nível deverá passar da cota de transbordamento na capital acreana que é de 14m.

Em Brasileia e em Xapuri, seu nível continua subindo rapidamente, sendo que, às 13h desta segunda-feira, em Brasileia, marcava 9,2m, faltando apenas 60cm para chegar à cota de alerta.

O Tempo Aqui alerta para a enorme quantidade de troncos e galhos de árvores que estão descendo pelo rio Acre. Assim, nas próximas horas, o acúmulo de balseiros nas colunas das pontes de Rio Branco deverá ser significativo, caso não haja a sua retirada a tempo.

Entretanto, não há perspectivas, até o momento, de que ocorra inundação de proporções alarmantes. Logo após a meia-noite desta segunda-feira para terça-feira, estaremos publicando a atualização do nível e da tendência do rio Acre para os próximos dias.

 

RIO JURUÁ JÁ ESTÁ TRANSBORDANDO

Às 12h desta segunda-feira, o nível do rio Juruá, em Cruzeiro do Sul, já tinha passado da cota de transbordamento. É a terceira vez que o rio transborda neste verão.

Nossas estimativas são de que, durante esta semana, seu nível possar ficar entre 13,4m e 14,0m. Publicaremos nova atualização logo após a meia noite desta segunda-feira para terça-feira.

 

RIO IACO ESTABILIZA EM SENA MADUREIRA

Em Sena Madureira, o nível do rio Iaco, às 12h desta segunda-feira, marcava 14,15m, ou seja, 15cm acima da cota de alerta, porém, mantem-se estável e deve baixar nas próximas horas.

Assim, no momento, não há tendência de inundação alarmante em Sena Madureira.

 

CHUVAS VÃO CONTINUAR

As chuvas do último fim de semana no Acre e regiões próximas foram consequência da chegada de uma frente fria e a elevada umidade do ar que está na região.

Durante esta semana, pelo menos até o próximo dia 10 de fevereiro, as chuvas vão continuar diariamente, sendo que, em alguns dias, deverá chover intensamente, o que poderá aumentar ainda mais os níveis dos rios.

Chuvas torrenciais ocorrerão durante esta semana em Goiás, no Distrito Federal, em Mato Grosso e nas encostas e proximidades dos Andes da Bolívia e do Peru.

Acompanhe nossas atualizações diárias e a qualquer momento para ficar melhor informado sobre o tempo e a tendência dos níveis dos principais rios da região.

468 ad