Select Page

Chuvas intensas de agosto, no Acre, não surpreenderam, pois foram previstas e anunciadas

MÉDIA DO MÊS JÁ FOI SUPERADA

O mês de agosto de 2018 está sendo privilegiado com chuvas abundantes no Acre. No início do mês, anunciamos que tais chuvas ocorreriam e que ficariam acima da média mensal. Assim, quem acompanhou diariamente nossas atualizações não foi surpreendido pelas chuvas e pelas incursões de ar frio polar, bem como pode planejar melhor suas atividades diárias.
Não foi necessário esperar o mês terminar. No último dia 15, o volume de chuvas de agosto de 2018 já superou a média mensal na maior parte do Acre, pois tem chovido bastante e com frequência, principalmente no vale do rio Acre e dos seus afluentes.
Não foi por acaso que o nível do rio Acre, em Rio Branco, subiu de 1,90m para 2,90m, há poucos dias. Voltou a baixar, sim, mas voltará a subir a partir desta sexta-feira (17/8/2018), tendo em vista que chuvas expressivas ocorreram em toda a sua extensão.
Só para citar um exemplo, em Brasileia, choveu, apenas na última quarta-feira, nada menos do que 52mm. Nesta cidade acreana, a média de agosto gira em torno de 30mm. Entretanto, com as chuvas que ocorreram desde o primeiro dia deste mês, o volume pluviométrico naquele município, já é mais de duas vezes o esperado normalmente para agosto.
Não foi diferente nas outras microrregiões do Acre. Os municípios onde choveu menos até o momento, neste mês, foram Rio Branco e Senador Guiomard, mas, mesmo nestes, a média mensal – que gira em torno de 40mm – já foi alcançada.
É bom lembrar que o mês anterior, julho, não foi diferente, pois ocorreram chuvas na maior parte do Acre, com volumes expressivos, atingindo também a média mensal.
Lembramos ainda que esta é a estação do inverno, portanto, tipicamente muito seca no Acre.

 

CHUVAS VÃO CONTINUAR

As chuvas no Acre não cessaram, não! Como temos anunciado com frequência, as causas de tanta chuva para a época são duas: os pulsos úmidos do Atlântico (PUA), que, neste ano, estão chegando mais cedo à região, e as frentes frias semanais.
Estes dois fatores, dentre outros, analisados por nós, é que nos dão condições de fazer uma previsão mais precisa para a região.
A correta interpretação das correntes de vento na baixa, na média e na alta altitude, assim como a temperatura das águas superficiais dos oceanos Atlântico e Pacífico e o comportamento atmosférico na região da Antártica nos permitem concluir sobre o que mais provavelmente deverá ocorrer como o tempo na nossa região.
Assim, O Tempo Aqui informa que tais chuvas, após um pequeno período de trégua, vão continuar nos próximo dias, no Acre e nas proximidades.
Neste sábado pode chover de forma rápida e pontual, mas será no domingo e, principalmente, na segunda-feira, que deverão ocorrer volumes expressivos de chuvas na maior parte do Acre, não se descartando a possibilidade de novos temporais.
Acompanhe nossas atualizações diárias para ficar melhor informado e saber primeiro sobre o que deverá acontecer com o tempo nos próximos dias.

468 ad