Select Page

Choveu, em setembro, mais do que o dobro da média climatológica para Rio Branco. Chuvas abundantes, com fortes temporais, deverão ocorrer em outubro.

11h 30min

O mês de setembro, na capital acreana, encerrou com chuvas muito acima da média climatológica. Na meteorologia, em Rio Branco, o mês é encerrado às 7 horas da manhã do último dia. Isso porque, nesse horário, começa um novo dia e um novo mês do outro lado da Terra, no fuso horário por onde passa a Linha Internacional de Mudança de Data. Assim, todas as atividades meteorológicas de coleta de dados são iniciadas e encerradas simultaneamente, em qualquer parte do mundo, a fim de que não haja divergência nas informações para efeito de processamentos.
Assim, neste mês de setembro, em Rio Branco, choveu 220mm, ou seja, 228% da média mensal que é de 96,4mm. Média essa com base nos dados coletados e registrados, ao longo de muitas décadas, pelo Instituto Nacional de Meteorologia.
Ao contrário da capital acreana, as cidades de Cruzeiro do Sul e Tarauacá tiveram déficit de chuvas, com, apenas, 74% e 76%, respectivamente, da média do mês.
Em Rio Branco, as chuvas significativas ocorreram em, apenas, 6 ocasiões, enquanto, em Cruzeiro do Sul, em 5, e, em Tarauacá, em 9 dias.
Em outubro, a média pluviométrica, em Rio Branco, salta dos 96,4mm, em setembro, para 171,6mm, ou seja, quase dobra. O maior valor de chuvas em, apenas, 24 horas, neste mês, ocorreu no dia 11 do ano de 1986, quando choveu 102,2mm.
Em outubro, a temperatura média das máximas, é de 32,6ºC, sendo que o recorde ocorreu no dia 27 do ano de 1969, quando foi registrada a máxima de 38,4ºC. Já a média das mínimas aumenta para 21,6ºC, fazendo com que as noites sejam bastante quentes, na capital acreana. O recorde histórico de frio, neste mês, ocorreu no dia 28 do ano de 1989, com 12,4ºC.

OUTUBRO SERÁ UM MÊS COM CHUVAS INTENSAS E FORTES TEMPORAIS
As condições atmosféricas atuais, a níveis regional e global, indicam que outubro de 2014 será um mês com grandes volumes de chuva, na maior parte do estado e das regiões próximas. Além das chuvas intensas, deverão ocorrer fortes temporais, com muitas descargas elétricas e ventanias, que poderão causar sérios transtornos, em alguns pontos do Acre, Rondônia, Amazonas, Mato Grosso, Goiás, Brasília, Bolívia e Peru.
Essas chuvas começarão a ocorrer logo nos primeiros dias do mês. Os pulsos úmidos de leste, vindos do oceano Atlântico, e a chegada de algumas frentes subtropicais é que proporcionarão chuvas abundantes, neste mês. Todas essas chuvas estão associadas ao início do ciclo climático de  resfriamento global, que já se manifesta em todas as partes da Terra, com enchentes, inundações e frio intenso, e que caracterizará o tempo por um longo período.

facebooktwitter

468 ad