Select Page

Rio Branco foi a capital mais fria do Brasil neste sábado, com mínima de 17ºC e máxima de 19ºC. Em Brasileia, o registro foi de 16ºC.

MAIOR INCURSÃO DE AR POLAR NO BRASIL FOI NO ACRE

O portal de Meteorologia O Tempo Aqui foi o único, no Brasil e no mundo, que anunciou, com 8 dias de antecedência, a primeira friagem de 2019 no Acre e regiões próximas. Foi o único também que informou, com quatro dias de antecedência, que as temperaturas baixariam para valores entre 14 e 18ºC, no leste e no sul do Acre. Ainda informou, com exclusividade, dois dias antes, que, dentre todos os estados brasileiros, o Acre seria o que teria a mais forte incursão de ar polar do Brasil.

Sem comentários, os registros do Instituto Nacional de Meteorologia e da Redemet (Aeronáutica), comprovaram nossa previsão,

Rio Branco, dentre as 27 capitais brasileiras, foi a mais fria neste sábado (6/4/2019). A chegada de uma frente fria – a oitava deste ano -, por volta das 5h, foi sucedida pela primeira incursão de uma onda de frio polar, provocando a primeira friagem de 2019 no Acre, em Rondônia, no Amazonas e em Mato Grosso.

Até as 14h deste sábado, a menor temperatura registrada na capital acreana foi 17,5ºC e a maior, às 2h da tarde, apenas 19,0ºC. No entanto, vai esfriar ainda mais até o amanhecer de domingo.

A segunda capital mais fria, neste sábado, foi Curitiba, com mínima de 18,5ºC e máxima de 22,0ºC. Em seguida, vem Porto Alegre, com mínima de 19,0ºC e Brasília, com 19,7ºC.

Nas cidades acreanas de Brasileia e Epitaciolândia, a mínima, até o momento, foi 16,8ºC e a máxima, às 2h da tarde, 19,5ºC.

Em Boca do Acre, no estado do Amazonas, a temperatura, às 2h da tarde era de apenas 18,8ºC.

Já, na cidade rondoniense de Vilhena, o dia começou com 17,4ºC, sendo que a máxima, às 2h da tarde, atingiu 22,7ºC.

Como se conclui, Rio Branco, computando-se a média entre a máxima e a mínima, foi a cidade mais fria da região Norte, neste sábado, além de ser a capital mais fria do Brasil.

 

TEMPORAIS NO ACRE

Neste sábado, como consequência da frente fria, o Acre registrou fortes temporais, com chuvas torrenciais e ventanias em vários municípios.

Em Brasileia, em menos de 6h, choveu 60,2mm, enquanto, em Assis Brasil, as chuvas acumularam 46,8mm, e, em Capixaba, 40,8mm. Na capital do Acre, o acumulado na manhã deste sábado, foi 30,0mm.

Os ventos fortes, da direção sudeste, neste sábado, atingiram velocidades de:
– 61km/h, em Feijó, no começo da tarde;
– 44km/h, em Brasileia, entre 3h e 5h da manhã;
– 43km/h, em Rio Branco (aeroporto da cidade), às 6h13min da manhã.

 

SUBIDA RÁPIDA DO NÍVEL DO RIO ACRE

Devido às chuvas torrenciais ocorridas em toda a bacia hidrográfica do rio Acre,, o nível do rio subiu espantosamente de 3,5m para 8,9m, em apenas 6h, e continua subindo rapidamente, em Aldeia dos Patos, no município de Assis Brasil.

Assim, em Rio Branco, o rio Acre subirá bastante nos próximos dias, mas sem motivos para preocupações alarmantes.

 

CHUVAS DARÃO TRÉGUA NO ACRE

A partir deste domingo (7/4/2019), no Acre, as chuvas darão uma trégua de, pelo menos, quatro dias seguidos, ou seja, só deve voltar a chover na próxima quinta-feira (11/4/2019). Entretanto, nestes próximos dias, não estão descartadas eventuais chuvas fracas e rápidas em alguns pontos isolados, mas nada significativo.

As chuvas também darão trégua, pelo menos até terça-feira próxima, na maior parte de Rondônia, no sul e oeste de Mato Grosso, no sul e oeste do Amazonas, em toda a planície da Bolívia e na região de selva do Peru.

 

FRIO É BOM COM TACACÁ

Neste sábado, a partir do início da noite, estaremos esperando você para aproveitar a primeira friagem do ano e saborear um delicioso tacacá ou uma saborosa rabada no tucupi ali no “Tacacá da Maria”, sem dúvida, o melhor da cidade, na praça da Revolução, no centro de Rio Branco.

Vamos conversar sobre o tempo e sobre as próximas ondas de frio polar que deverão atingir o Acre com muita força neste ano de 2019.

468 ad