Select Page

Nível do rio Acre continua subindo em Rio Branco. Chove pouco nos próximos dias. Níveis dos rios vão baixar rapidamente.

14h10min.

Em Rio Branco, rio Acre atingirá, no máximo, o nível de 14,5m

    Na última terça-feira (7/1/2020), o nível do rio Acre, em Rio Branco, atingiu a cota de transbordamento, conforme dados registrados pela estação telemétrica da Agência Nacional de Águas (ANA), passando a transbordar nos momentos seguintes, alagando vários pontos da capital.
    Nesta quarta-feira (8/1/2020), seu nível, às 14h, já era de 14,3m, e continuava subindo lentamente, com uma vazão de 1.720 metros cúbicos por segundo. Nossas estimativas são de que o rio não passará da cota de 14,5m, neste primeiro evento de enchente deste verão em Rio Branco. Na sexta-feira, seu nível começará a baixar.
    Na cidade de Brasileia, o nível do rio Acre começou a estabilizar, após haver atingido, às 12h desta quarta-feira (8/1/2020), a marca de 11,6m, tendo passado 20 centímetros da cota de transbordamento, com vazão de 1.100 metros cúbicos por segundo. Não há motivos para maiores preocupações, pois, seu nível começará a baixar rapidamente nas próximas horas.
    Em Xapuri, o rio Acre, às 14h desta quarta-feira, atingiu o nível de 12,0m, com vazaão de 1.200 metros cúbicos por segundo, podendo, ainda, subir, no máximo, 10 centímetros nas próximas horas, quando começará a baixar rapidamente.
    Se Rio Branco não está em situação pior é porque não ocorreram chuvas intensas nas bacias hidrográficas dos rios Rola e Xapuri, principais afluentes do rio Acre, ao contrário do que aconteceu com a enchente de 2015, quando o nível do rio atingiu a marca de 18,4m na capital, provocando a maior enchente das últimas décadas.
    Em Sena Madureira, o rio Iaco, no início da tarde desta quarta-feira, marcava 12,0m, subindo lentamente, mas começará a baixar a partir de quinta-feira.
    O rio Juruá, em Cruzeiro do Sul, por volta das 14h desta quarta-feira, marcava 12,6m, tendo baixado 40 centímetros, nas últimas 24 horas, e vai continuar baixando rapidamente.
    Na cidade de Tarauacá, também não há perigo de uma enchente iminente, pois o nível do rio Tarauacá vai continuar baixando.

Chove pouco nos próximos dias

    No Acre, as chuvas serão pontuais e passageiras nos próximos dias, principalmente no alto curso dos rios Acre, Iaco, Purus, Tarauacá e Juruá, o que nos permite prever que os níveis destes rios baixarão acentuadamente a partir deste fim de semana.
    Como explicamos na nossa publicação da última terça-feira, o ar seco que predomina no Acre e em boa parte do Amazonas e do Peru, desde o último domingo, tem origem na alta pressão atmosférica nas proximidades do arquipélago dos Açores, em Portugal.
    Os ventos gerados por essa alta pressão “quebraram” a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e atingiram em cheio o Acre e boa parte do Amazonas, fazendo com que a umidade relativa do ar, na última terça-feira, caísse para apenas 38%, em Cruzeiro do Sul e em Feijó, e 44%, em Rio Branco, fenômeno raro de acontecer em pleno verão, que é caracteristicamente chuvoso na região, principalmente no mês de janeiro.
    O mesmo não ocorreu em Rondônia, Mato Grosso, Goiás e Bolívia. Nestas áreas, as chuvas intensas não deram trégua.
    Em Goiás e no Distrito Federal, as chuvas intensas darão uma pequena trégua a partir da próxima sexta-feira.
    No Acre, as chuvas voltarão a ficar intensas a partir de domingo. Até lá, elas ocorrerão de forma pontual e passageira, podendo ser fortes em alguns momentos.


    Acompanhe nossas atualizações diárias para ficar bem informado sobre o tempo e o nível dos principais rios da região.


    O Tempo Aqui, a melhor previsão de tempo, na linguagem que você entende.



468 ad