Select Page

Mudanças no tempo: Chuvas à vista no Acre, Rondônia, Amazonas e Mato Grosso. Temperatura pode despencar nos próximos dias.

BAIXA UMIDADE E CALOR INTENSO COM OS DIAS CONTADOS
A baixa umidade do ar e o calor intenso deste inverno de 2017 vai dar uma boa trégua na Amazônia sul-ocidental, em parte do Centro-Oeste brasileiro e nas planícies da Bolívia e do Peru.
Nesta terça-feira, 8 de agosto, O Tempo Aqui traz uma boa notícia. Após 22 dias sem chover na capital do Acre – a última chuva em Rio Branco, com volume de 15mm, ocorreu no dia 17 de julho – há fortes indícios atmosféricos de que pulsos úmidos do Atlântico conseguirão penetrar na Amazônia sul-ocidental e aumentar a umidade do ar na região. Já, nesta quarta-feira, dia 9, haverá possibilidade, embora ainda pequena, de que ocorram chuvas pontuais no Acre, no norte e noroeste de Rondônia e no sudeste, sul e sudoeste do Amazonas.
As condições atmosféricas propícias à ocorrência de chuvas aumentarão no domingo e na segunda-feira, com a aproximação e a chegada de uma frente fria fraca e a incursão de mais umidade oceânica.
No entanto, será a partir da metade da próxima semana que deverão ocorrer chuvas mais volumosas, não só no Acre, em Rondônia e no Amazonas, mas também no sul e oeste de Mato Grosso e nas planícies da Bolívia e da região de selva do Peru, devido à aproximação e chegada de uma forte frente fria causada por uma poderosa onda de frio polar.

FRIO SERÁ INTENSO E PODERÃO OCORRER NOVOS RECORDES
Ainda é cedo para afirmar, mas as condições atmosféricas atuais mostram que uma poderosa, talvez a mais forte dos últimos anos, massa de ar polar estará em formação na próxima semana. Se for confirmada a sua formação, a onda de propagação desse ar frio terá uma velocidade alta e, assim, os ventos serão intensos e deverão atingir a Amazônia Ocidental e parte do Centro-Oeste brasileiro, provocando, no fim da próxima semana, queda brusca e acentuada da temperatura.
Nossas análises mostram que é alta a probabilidade de ocorrência de uma típica friagem amazônica, pois, devido à umidade que deverá estar sobre a região, não haverá bloqueio atmosférico e, assim, o céu deverá ficar encoberto, com chuvas a qualquer hora, quando da chegada do fenômeno.
Assim, não está descartada a possibilidade de uma nova campanha do agasalho, a de número 3 deste ano.
Portanto, acompanhe nossas atualizações, pois estaremos atentos à formação, ao deslocamento e à chegada à Amazônia e ao Centro-Oeste do Brasil desta bastante provável nova onda de frio polar intenso. Maiores informações serão divulgadas assim que alterações atmosféricas forem sendo observadas.

468 ad