Select Page

Massa de ar seco chegará no Acre, deixando o tempo firme, com muito sol e noites amenas, a partir de domingo

10h 20min

Fenômeno atmosférico, com origem e deslocamento raros, ocorrerá no Acre, em Rondônia e no sul do Amazonas, quando as chuvas praticamente cessarão e as noites terão temperaturas amenas, a partir deste domingo, 17 de maio. Não será frente fria, nem onda de frio e nem, tampouco, friagem.
Normalmente, quando se fala em tempo seco e frio, nessa área do Brasil, associa-se logo a fortes frentes frias que são sucedidas por intensas massas de ar frio e seco, com origem na Antártica, e deslocamento através da Argentina até atingir a Amazônia Ocidental.
No entanto, ar seco e ameno no Acre, vindo do litoral, que vai da Bahia até o Rio de Janeiro, é um fenômeno raro, pois os ventos teriam que transpor as serras de Minas Gerais e todo o planalto Central Brasileiro. Ainda por cima, a origem dessa massa de ar é em pleno oceano Atlântico brasileiro.
É exatamente isso que vai acontecer, a partir de domingo, dia 17 de maio, no Acre, em Rondônia e no sul do Amazonas. Vários fatores atmosféricos irão determinar esse fenômeno.
Um centro de alta pressão atmosférica começa a se formar no Atlântico Sul, próximo ao litoral do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. O ar gelado desce para as camadas inferiores da atmosfera e se esparrama até atingir o Acre e Rondônia. Ao chegar nessa parte do Brasil, essa massa de ar já estará bastante fraca, mas será suficiente para baixar consideravelmente a umidade do ar, deixando as noites com temperaturas agradáveis, e, assim, inibir a formação de nuvens de chuva por vários dias consecutivos. Somando-se a isso, um centro de alta pressão também será formado, na média atmosfera, sobre o Acre e Rondônia, na próxima semana, colaborando, ainda mais, para que o tempo fique firme, com muito sol, mas com temperaturas amenas durante a noite, principalmente, após as 22 horas.
Temperaturas baixa, à noite, ocorrerão em Goiás, em Brasília, em Minas Gerais, e nas regiões altas do Rio de Janeiro, de São Paulo e da Bahia, já a partir deste sábado, por causa desse mesmo fenômeno atmosférico.

facebooktwitter

468 ad