Select Page

Frio polar chega com ventos intensos ao Acre e regiões vizinhas. A temperatura cai bruscamente.

FORTE ONDA DE FRIO

A onda de frio que se aproxima é forte o suficiente para quebrar a barreira de ar seco que está sobre o centro da América do Sul. É a primeira penetração de ar polar deste inverno na Amazônia.
Na próxima segunda-feira (9/7/2018), logo cedo, os ventos mudam de direção e passam a soprar intensa e ininterruptamente da direção sudeste. As rajadas podem passar de 60km/h, em alguns pontos do Acre, de Rondônia, de Mato Grosso e do sul do Amazonas. Em algumas áreas, podem até passar de 80km/h, principalmente na região do Pantanal de Mato Grosso.
A temperatura declina rapidamente e deve cair, ao amanhecer de terça-feira e de quarta-feira, para valores entre 12 e 16ºC, no leste e sul do Acre, no sul e oeste de Rondônia e no sul do Amazonas. O frio será ainda mais intenso em Cuiabá e na região do Pantanal Mato-grossense, com mínimas entre 8 e 12ºC.
Durante o dia, com muitas nuvens, a maior temperatura deverá ficar abaixo de 23ºC, em Rio Branco, Brasileia, Guajará-Mirim, Vilhena e proximidades, enquanto, nas cidades mato-grossenses de Cuiabá e Cáceres, a máxima deve ficar inferior a 20ºC.
Em todas essas áreas, a sensação térmica, devido aos fortes ventos que estarão soprando, será muito inferior para quem estiver exposto a tais ventos.

 

NOVOS RECORDES DE BAIXA UMIDADE

A massa de ar polar que chegará à região é muito seca e, por isso, deverão ocorrer, após a passagem dessa onda de frio, novos recordes de baixa umidade do ar.
Assim, os dias ficarão ensolarados e muito secos, com umidade inferior a 30% na maioria dos municípios, sendo que, em muitas áreas, pode ficar abaixo de 20%, o que caracteriza o estado de alerta para a saúde humana.
O Tempo Aqui lembra que, na última quarta-feira (4/7/2018), em Rio Branco, foi registrado recorde de tempo seco de 2018, até o momento, com umidade de apenas 29%, na estação meteorológica do aeroporto.
Acompanhe nossas atualizações, pois informações mais precisas sobre esta nova onda de frio serão publicadas a qualquer momento.

468 ad