Select Page

Estação Espacial Internacional, Super-Lua e eclipse total da Lua: A noite de domingo terá muitas atrações no céu para os acreanos.

Estação Espacial Internacional, Super-Lua e eclipse total da Lua: A noite de domingo terá muitas atrações no céu para os acreanos.

10h 30min. O próximo domingo terá três motivos especiais para os acreanos olharem para o céu no começo da noite: Estação Espacial Internacional passando sobre Rio Branco, Super-Lua cheia e eclipse total da Lua! Não perca!

Mais uma vez, a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla, em inglês) passará sobre o Acre, neste domingo, dia 27 de setembro, e será bem visível, a olho nu, em todo o estado, principalmente, para os moradores de Rio Branco e proximidades, desde que o céu não fique encoberto pelas nuvens.
Em Rio Branco, o maior veículo espacial construído pelo homem aparecerá do lado sul, às 17h 54min, e, em seguida, passará sobre a cidade, às 17h 56min, a 420km de altura, indo desaparecer, às 17h 58min, no horizonte norte. O observador que estiver no meio da passarela Joaquim Macedo deverá olhar para o céu do lado onde se vê o final da ponte metálica, no Segundo Distrito, onde a estação espacial começará a ser visualizada. A partir daí, o veículo espacial cruzará o céu da capital acreana, pelo lado leste, para onde correm as águas do rio Acre, mas, nesse instante, o observador deverá olhar bem para cima, quase na vertical.
A cidade de Senador Guiomard será a mais privilegiada, pois o satélite passará exatamente sobre ela. Seus moradores terão que olhar, exatamente, para cima, no momento da maior aproximação.
A Estação Espacial Internacional foi lançada há mais de 15 anos e dá uma volta em torno da Terra a cada 91 minutos, com uma velocidade de 27.500km/h, ou 7,5 quilômetros por segundo. No seu interior, estão astronautas que ficam meses por lá e são substituídos por outros de forma permanente. O Brasil já teve o privilégio de ter o seu astronauta, Marcos Pontes, integrando a equipe desta estação.
Além do Acre, a passagem do satélite poderá ser vista, também, em Rondônia e no Amazonas, porém os municípios que terão uma melhor visualização são: Rio Branco, Bujari, Senador Guiomard, Porto Acre, Acrelândia, Plácido de Castro, Capixaba, Xapuri, Epitaciolândia, Brasileia, Assis Brasil, Manuel Urbano, Sena Madureira, Boca do Acre, Pauini, Lábrea, Manaus, Guajará-Mirim, Nova Mamoré e Porto Velho.
Completando a noite deste domingo, cerca de 2 horas depois da passagem da estação espacial, ocorrerá um eclipse total da Lua que começará às 20h 7min e terminará às 23h 27min, no horário de Rio Branco. A Lua cheia ficará totalmente na escuridão da sombra da Terra, entre 21h 11min e 22h 23min. Durante 1h 12min, ela estará completamente no escuro, com uma cor vermelha bem escura, devido à refração dos raios solares que cruzam tangenciando a atmosfera da Terra, são desviados e acabam incidindo na superfície da Lua. Esse fenômeno da refração é mais acentuado com as ondas de cor vermelha, por isso ocorre o fenômeno conhecido como Lua de Sangue.
Outro aspecto interessante é que, coincidentemente, nesse dia, a Lua estará bem mais próxima da Terra e, portanto, vai aparecer maior do que normalmente é vista no céu. É a chamada Super-Lua, quando aparece cerca de 15% do que nas outras ocasiões. Essas coincidências são raras.

O Tempo Aqui convida todos para observarem, na noite deste domingo, a passagem da Estação Espacial Internacional, ali na passarela Joaquim Macedo, a partir das 17h 45min,  e, em seguida, a Super-Lua, que estará na fase cheia, e o seu eclipse total, a após as 20 horas. Se o céu estiver com poucas nuvens, será imperdível.

468 ad