Select Page

Diário de quinta-feira, 3 de agosto: Ar polar chega com ventos de 40km/h e diminui a temperatura no Acre. Em Rio Branco, ocorreu o raríssimo fenômeno da chuva sem nuvens. Capital mais fria foi Brasília, com 5,7ºC.

9h25min.

DIÁRIO DO TEMPO DE QUINTA-FEIRA, 3 DE AGOSTO DE 2017

MENORES TEMPERATURAS
Rio Branco: 19,0ºC, às 6 horas.
Acre: 18,4ºC, em Brasileia e Epitaciolândia.
Capitais: 5,7ºC, em Brasília, na estação de Águas Emendadas.
Brasil: 4,2ºC, em Caldas (Minas Gerais).

MAIORES TEMPERATURAS
Rio Branco: 30,3ºC, às 14 horas.
Acre: 36,4ºC, em Tarauacá.
Capitais: 38,2ºC, em Palmas.
Brasil: 40,0ºC, em Conceição do Araguaia (Pará).

PRINCIPAIS FENÔMENOS OCORRIDOS NO DIA
Nesta quinta-feira (3/8/2017), a chegada de uma frente fria, logo cedo, com ventos de 40km/h, e a penetração de ar polar, no Acre, fez com que, mesmo com o dia ensolarado, sem nenhuma nuvem, a temperatura máxima, ficasse abaixo de 29ºC, na região de Brasileia, e abaixo de 31ºC, na região de Rio Branco. Mínimas, ao amanhecer, ficaram abaixo de 20ºC, no leste e no sul acreano.
Em Rio Branco, ocorreu um fenômeno meteorológico raríssimo: a chuva sem nenhuma nuvem, com baixa umidade do ar. A precipitação começou por volta das 16 horas e só terminou por volta das 20 horas. No centro da cidade e nos bairros, dezenas de pessoas relataram o ocorrido e o fato foi comprovado por O Tempo Aqui. Durante o dia inteiro, não houve formação de nenhuma nuvem sobre a cidade nem no horizonte, os ventos sopravam ininterruptamente da direção sudeste, com rajadas, devido à penetração de ar polarm e a temperatura estava em torno de 29ºC, quando a chuva começou, e em torno de 22ºC, quando não se observou mais a precipitação. Os pingos eram bem finos e deixavam a marca nos veículos e nas pessoas. Não havia sequer neblina na cidade e os pingos não paravam de cair, embora bastante espaçados uns dos outros. O Tempo Aqui informará a causa e a explicação física deste fenômeno a qualquer momento e pede a quem já estudou o fenômeno que colabore, explicando o ocorrido.
Na região de Assis Brasil, o dia começou com temperatura de 19,1ºC, segundo registro da estação meteorológica da cidade vizinha de Inapari, no Peru, situada a menos de mil metros de distância.
A menor temperatura registrada, em Rio Branco, foi 19,0ºC, às 6 horas, e a maior, 30,3ºC, às 13 horas.
Os ventos sopraram, entre moderados e fracos, com fortes rajadas, da direção sudeste.
A menor umidade do ar foi 38%, registrada em Rio Branco e em Cruzeiro do Sul.
A menor temperatura registrada no Acre, ocorreu em Brasileia e em Epitaciolândia, com 18,4ºC, e a maior, em Tarauacá, com 36,4ºC.
A capital mais fria foi Brasília, na estação de Águas Emendadas, com 5,7ºC, e a mais quente, Palmas, com 38,2ºC.
A menor temperatura, no Brasil, foi 4,2ºC, em Caldas (Minas Gerais), e a maior, 40,0ºC, em Conceição do Araguaia (Pará).

468 ad