Select Page

Chuvas de verão já predominam! Nível dos rios terá subida rápida nos próximos dias.

11h 45min.

VERÃO NEM COMEÇOU E CHUVAS JÁ SÃO TÍPICAS DESTA ESTAÇÃO
Os primeiros dias de dezembro de 2016 já se apresentam tipicamente de verão, com chuvas diárias e a qualquer hora, muitas vezes volumosas, mas calmas, sem ventos fortes nem muitos raios no Acre, em Rondônia e no sul e oeste do Amazonas.
O verão começa no próximo dia 21, mas seus efeitos já estão presentes, com muita chuva na região, como consequência da incursão de umidade originária da evaporação das águas do oceano Atlântico e trazida até a Amazônia Ocidental por ventos que sopram, principalmente, pelo corredor de terras baixas, onde se localiza o rio Amazonas e seus afluentes.
No entanto, vez ou outra, ocorrerão chuvas frontais, devido à aproximação de frentes frias, cujo efeito é provocar chuvas torrenciais nessa época do ano.
Durante toda esta semana e, pelo menos, até a próxima segunda-feira (12/12/2016), as chuvas serão diárias, principalmente, na parte da tarde ou nas primeiras horas da noite, mas poderão ocorrer a qualquer hora.
Os maiores volumes deverão ser registrados na sexta-feira, no sábado, no domingo e na segunda-feira, devido, entre outros fatores, à aproximação de uma fraca frente fria.
Não está descartada a possibilidade de temporais, em alguns pontos, com chuvas fortes, raios e ventanias. O que deverá predominar, no entanto, é calor abafado, com chuvas calmas, embora, muitas vezes, volumosas.
Chuvas intensas, durante esta semana e no início da próxima, ocorrerão, também, em Goiás, no Distrito Federal, em Mato Grosso, na Bolívia e no Peru.

NÍVEL DOS RIOS TERÁ SUBIDA RÁPIDA NOS PRÓXIMOS DIAS
Com as chuvas de verão começando, os níveis dos rios terão subida rápida, a partir de agora, sendo que alguns poderão até transbordar nos próximos dias, principalmente, os menores.
O rio Acre tem recebido muita água pluvial nos últimos dias, principalmente, através dos seus dois maiores afluentes: o rio Xapuri e o riozinho do Rola. A preocupação maior está com o rio Tarauacá, pois deverão ocorrer chuvas torrenciais em sua bacia hidrográfica, podendo provocar transbordamento em algumas áreas, inclusive, na cidade de Tarauacá.
O rio Madeira e os demais da sua bacia hidrográfica, também, subirão bastante, tendo em vista que vai continuar chovendo muito nos vales dos rios Guaporé, Beni e Madre de Dios, localizados, respectivamente, em territórios de Rondônia, Mato Grosso, Bolívia e Peru.

PLANTÃO DO VERÃO 2017 E AS ENCHENTES
Como anualmente faz, O Tempo Aqui, através do Plantão do Verão 2017, vai trazer, semanalmente, a posição do nível dos principais rios e a tendência para os dias e semanas seguintes, assim como a probabilidade de uma enchente nesta estação.
Essas informações semanais deverão começar no início do próximo mês ou mesmo antes, caso haja tendência de ocorrência de transbordamentos dos principais rios do Acre e de Rondônia.

468 ad