Select Page

Chuvas de maio ultrapassaram 200% a média histórica para o mês, em Rio Branco e em Tarauacá. Choveu acima de 100%, em Cruzeiro do Sul.

15h 30min

O mês de maio registrou recorde histórico de chuvas dos últimos anos, em Rio Branco e em Tarauacá.
Na capital acreana, a média de chuvas para o mês é de 101,8mm, no entanto, choveu 204mm, em, apenas, 8 dias com chuva, ou seja, superou em mais de 200% o esperado para o mês, conforme a normal climatológica.
Em Tarauacá, a média de maio é de 115mm, mas choveu 255mm, mais que o dobro dos últimas décadas para esse mês. Foram 18 dias com chuva.
Onde choveu menos foi em Cruzeiro do Sul, mas mesmo assim superou a média mensal que é de 165mm. Na maior cidade do Juruá, as chuvas atingiram 190mm, em maio.
No entanto, houve registros, através de satélites, de mais de 400mm, em algumas áreas do interior do Acre, como nas regiões dos vales dos rios Purus, Iaco, Envira, Muru e Juruá.
Como se pode observar, maio foi um mês bastante atípico, em relação às chuvas, na maior parte do Acre.
E o mais interessante é que o maior volume desses chuvas ocorreu antes do dia 24. A partir desta data, até o final do mês, devido à chegada de uma forte massa de ar frio, o tempo ficou firme, com muito sol, em todo o estado.

facebooktwitter

468 ad