Select Page

Chuva foi recorde de todos os tempos em Rio Branco. Plantão do Verão 2018 alerta para possibilidade de transbordamentos dos rios Acre, Iaco e Tarauacá.

POR QUE CHOVEU TANTO?

O dia 13 de fevereiro de 2018 será lembrado como o dia que mais choveu em Rio Branco desde que começaram os registros meteorológicos oficiais na década de 1960.
Choveu, em apenas, 10 horas, 159,2mm, na região do bairro do Tucumã, registrado pelo Instituto Nacional de Meteorologia, e 277,0mm, perto do centro da cidade, segundo o registro da Agência Nacional de Águas. Foi, neste dia, a chuva mais volumosa de todo o Brasil.
Antes desta data, conforme os registros oficiais, os maiores valores em 24 horas, foram inferiores a 150mm, ocorridos em dezembro de 1971 e em abril de 1985, com 129,6mm e 129,2mm. Choveu um pouco mais, em torno de 140mm, em janeiro de 2014.
Para se ter uma ideia melhor do volume de chuva ocorrido no dia 13 de fevereiro de 2018, em Rio Branco, o valor médio do mês de fevereiro é de 285,0mm. Assim, choveu, no centro da cidade, praticamente, tudo o que se espera para este mês.
Não foi surpresa, pois O Tempo Aqui começou a alertar 6 dias antes – é só acessar nossas notícias anteriores – que ocorreriam chuvas fortes e volumosas no Acre, principalmente, no leste e no sul do estado. Dois dias antes, elevou o nível de alerta para muito alto, pois era quase certa a ocorrência de chuvas intensas, que causariam sérios transtornos à população, como rápido transbordamento de córregos e igarapés e inundação de ruas.
Toda esta chuva foi provocada, basicamente, por quatro fatores, como havia sido anunciado – repetidas vezes – por O Tempo Aqui, com bastante antecedência:
– a aproximação e a chegada de uma frente fria polar;
– a elevada umidade do ar trazida por ventos do Atlântico Norte;
– o calor característico do verão amazônico;
– a formação de um centro de baixa pressão atmosférica sobre a região de Rio Branco.
A previsão para os próximos dias é de mais chuva volumosa na maior parte do Acre, pelo menos até o próximo sábado, quando deverão ocorrer novamente chuvas intensas.

PLANTÃO DO VERÃO 2018
ALERTA DE TRANSBORDAMENTOS DE RIOS IMPORTANTES

Alerta de nível alto para a possibilidade de transbordamentos dos Rio Acre, Iaco e Tarauacá, até o fim desta semana.
Em Rio Branco, não há motivos para preocupações alarmantes, por enquanto, mas o nível do rio, que no início da tarde desta quinta-feira – 15/2/2018 -, já se aproximava da cota de alerta, que é de 13,5m, poderá superar a cota de transbordamento, que é de 14,0m, porém, sem excesso.
Em Sena Madureira, o rio Iaco estava com 12,4m, e continuava subindo, sendo que sua cota de alerta é de 14,0m. É possível que transborde até o fim desta semana, mas sem maiores preocupações até o momento.
O perigo maior está em Tarauacá, pois as chuvas torrenciais que ocorreram nas últimas 48 horas nos vales dos rios Muru e Tarauacá, poderão provocar transbordamento na cidade e causar sérios transtornos à população.
Acompanhe nossas atualizações diárias para ficar melhor informado sobre o tempo e o nível dos rios nos próximos dias.

468 ad