Select Page

ALERTA: Frio intenso, duradouro e abrangente poderá estabelecer recordes de temperatura baixa nos próximos dias.

16h 55min

Uma poderosa e intensa massa de ar gelado, de origem polar, estará em formação no sul do continente americano e deverá chegar e atingir com força, após o dia 10 de junho de 2016, a maior parte da Amazônia Ocidental e todo o Centro-Oeste brasileiro.
O fenômeno da friagem que essa gigante onda de frio deverá provocar será tão forte que, até em Manaus, a temperatura cairá bastante, se comparada com a média diária da capital amazonense. A frente fria deverá ir além da linha do equador e será sentida até no hemisfério norte da Terra.
É altamente provável que temperaturas abaixo de 7ºC, sejam registradas em inúmeras cidades, como Cuiabá, Brasília, Goiânia, Rio Verde, Itumbiara, Cáceres, Vilhena e Costa Marques.
No Acre, as temperaturas poderão atingir valores inferiores a 11ºC, em Rio Branco e Brasileia. Em Cruzeiro do Sul, a mínima poderá ficar abaixo de 15ºC.
No Amazonas, cidades como Boca do Acre, Envira, Eirunepé e Tabatinga deverão registrar temperaturas abaixo de 15ºC, enquanto, em Manaus, é possível que ocorram registros inferiores a 18ºC.
No entanto, antes dessa poderosa frente fria, chega, na próxima quarta-feira, dia 8, no Acre e em Rondônia, uma frente fria moderada e, na sequência, a penetração de uma massa de ar frio, baixando a temperatura sensivelmente, principalmente, nas regiões de Rio Branco, Brasileia, Vilhena, Costa Marques e Guajará-Mirim.
Mas, atenção! Com relação a intensa onda de frio prevista para chegar após o dia 10, O Tempo Aqui esclarece que, por enquanto é, apenas, uma tendência aproximada do tempo, na nossa análise de hoje, domingo, dia 5 de junho, conforme a situação atual da atmosfera. O aviso dessa bastante provável onda de frio é no sentido de que as pessoas não sejam surpreendidas com um frio intenso e inesperado.
Portanto, acompanhe nossas atualizações diárias e a qualquer momento a fim de ficar bem informado, pois estaremos acompanhando a formação, o desenvolvimento e o deslocamento dessa massa de ar gelado que poderá ser a maior dos últimos anos.
Nos próximos dias, daremos uma melhor precisão dos valores de temperatura, a duração do frio, a data da chegada e a área de abrangência desse evento meteorológico, que poderá trazer sérios transtornos, principalmente, à população que não possua agasalhos suficientes.

facebooktwitter

468 ad