Select Page

Alerta de chuvas fortes e volumosas, durante esta semana, no Acre, Rondônia, Amazonas e Mato Grosso. Sol com nuvens vai predominar em Goiás e Distrito Federal.

PREVISÃO ATÉ SÁBADO

MUITAS NUVENS E CHUVAS A QUALQUER HORA

Até o próximo sábado – 18/11/2017 -, o tempo será quente e abafado, mas sem excessos, no Acre, em Rondônia, no Amazonas, no centro, noroeste, norte e nordeste de Mato Grosso, no norte e nordeste da Bolívia e na região de selva do Peru. A elevada umidade do ar, que vem do oceano Atlântico, e o calor típico da época na região provocam o surgimento de nuvens carregadas na Amazônia Ocidental e no norte e noroeste da região Centro-Oeste do Brasil.
As chuvas ocorrem diariamente, principalmente na parte da tarde ou nas primeiras horas da noite. Um ou outro dia, num ou noutro lugar da região, pode até não chover, mas a cobertura de nuvens será significativa nesta semana.
Não serão poucas as áreas que deverão registrar chuvas fortes e volumosas, em geral, passageiras, mas, em alguns pontos, duradouras, podendo chover por mais de seis horas seguidas. Muitas descargas elétricas também ocorrerão nestes dias. Ventanias moderadas e queda pontual de granizo ocorrem em algumas áreas, principalmente, em Rondônia, no Amazonas e no norte e noroeste de Mato Grosso.
Algumas cidades, em alguns dias da semana, poderão ter tempo chuvoso, sem sol, inclusive, em Rio Branco e em Porto Velho.

SOL COM NUVENS PREDOMINA EM GOIÁS E DISTRITO FEDERAL

Nos primeiros dias desta semana, o predomínio será de sol com nuvens e pequena possibilidade de chuvas em Goiás, no Distrito Federal e leste, sul e oeste de Mato Grosso. As chuvas mais intensas voltam a ocorrer a partir do meio e, principalmente, no fim desta semana. No entanto, no norte de Goiás, poderão ocorrer chuvas fortes em qualquer dia.
Eventualmente, num ou noutro município, poderão ocorrer chuvas fortes, com raios e ventanias moderadas.

ALERTA DE TRANSTORNOS À POPULAÇÃO

O Tempo Aqui alerta para a possibilidade de transtornos à população de pontos vulneráveis, durante esta semana, devido às chuvas intensas que devem ocorrer.
Portanto, é alta a probabilidade de rápida inundação de ruas, transbordamentos de riachos e córregos, queda de galhos e árvores e deslizamento de terra, além do perigo dos raios.
Assim, é importante que as pessoas fiquem atentas, quando surgirem nuvens carregadas, a fim de que se evitem maiores prejuízos ou transtornos.

INTENSA ONDA DE FRIO POLAR À VISTA

Ainda não está confirmada, mas as condições atmosféricas atuais sobre a região da Antártica nos mostram que, no fim desta semana ou no começo da outra, uma poderosa massa de ar frio polar poderá ter deslocamento rápido e atingir o sul da Amazônia Ocidental, assim como Mato Grosso e os estados do sul do Brasil.
Caso tal deslocamento de ar frio polar não encontre barreiras atmosféricas, a temperatura deverá cair brusca e, até, acentuadamente em regiões como, por exemplo, o leste e o sul do Acre e o sul e o oeste de Rondônia, o que não é nenhuma novidade para este mês de novembro. Nos anos de 1998 e 1999, neste mês, foram registradas temperaturas de 11ºC, na região de Brasileia, e 14ºC, em Rio Branco. É bom lembrar que, no dia 10 de novembro de 1999, a temperatura mais alta do dia foi apenas 17ºC, enquanto a mínima foi 14ºC, na capital do Acre.
Acompanhe nossas atualizações diárias e a qualquer momento para ficar melhor informado sobre o tempo nos próximos dias.

468 ad