Select Page

Ventos de 63km/h e 63,2mm de chuva, com raios, em apenas 60 minutos, foram o resultado do temporal em Rio Branco e em outras cidades do Acre

O TEMPO MUDOU BRUSCAMENTE

Aconteceu como O Tempo Aqui vinha anunciando há dias: Mudança radical do tempo entre o domingo e a segunda-feira, após quatro dias de tempo bom, com muito sol e calor no Acre.
Às 4 horas da tarde do último domingo – 10/12/2017 -, a temperatura, em Rio Branco, era de 33ºC, com muito sol. Cerca de 60 minutos depois, nuvens carregadas rapidamente encobriram o céu da cidade derrubando a temperatura para 21ºC,
Ventos intensos da direção sudeste, com rajadas registradas de 63km/h, atingiram a cidade. Durante uma hora a velocidade média dos ventos era de 33km/h e causaram queda de galhos e árvores e destelhamento de muitas edificações.
Chuvas torrenciais acumularam, em apenas 60 minutos, a marca de 63,2mm, no centro de Rio Branco, causando inundações em várias ruas da cidade. No total acumulado do dia foram 71,4mm, no centro da cidade. Na região do Tucumã, choveu menos: 41,8mm. Com estas chuvas, o total deste mês de dezembro, até agora, já atingiu 156,6mm, o que equivale a 60% da média climatológica do mês.
Descargas elétricas da atmosfera, que provocaram dezenas de raios, completaram o temporal que atingiu a cidade.
A causa desse mau tempo foi a chegada de uma fraca frente fria ao sul da Amazônia Ocidental.
Com menor intensidade, ainda na noite do domingo, o temporal também atingiu Xapuri, Brasileia, Assis Brasil, Sena Madureira e todos os demais municípios do leste e do sul acreano, assim como o sudoeste e o oeste de Rondônia e o sul do Amazonas.
Em Brasileia e Epitaciolândia, foram registradas rajadas de 53km/h e, no Parque Estadual do Chandless, os ventos atingiram 58km/h, enquanto, em Feijó, já menos fortes, chegaram a 47km/h.
As chuvas foram volumosas, com acumulado estimado entre 50 e 100mm, nos vales dos rios Xapuri, Rola, Acre, Abunã, Iaco, Macauã, Caeté, Chandless e Purus.
Nesta segunda-feira – 11/12/2017 -, pela manhã, a frente fria chegou, com ventos mais fracos, no vale do Juruá. Em Cruzeiro do Sul, por volta das 14 horas – que normalmente é o horário mais quente do dia -, a temperatura estava abaixo de 26ºC, devido à enorme cobertura de nuvens.

NÍVEL DOS RIOS ACRE E IACO SOBE RAPIDAMENTE

Após haver atingido, no último sábado, a marca de 6,33m, como O Tempo Aqui também tinha previsto e anunciado, o nível do rio Acre, em Rio Branco, baixou um pouco, mas voltará a subir rapidamente nos próximos dias, devido às chuvas volumosas que ocorreram à montante da capital acreana. Nossas estimativas são de que seu nível passe de 7m durante esta semana, podendo chegar a 8m ou um pouco mais, até o próximo domingo.
Em Sena Madureira, o rio Iaco, que já está com cota em torno de 7,5m, também terá aumento rápido nos próximos dias, pois ocorreram chuvas volumosas na bacia hidrográfica acima da cidade.

468 ad