Select Page

URGENTE: Alagação em Rio Branco poderá ultrapassar 15 metros no nível do rio Acre. Mais uma vez, não foi por falta de aviso.

11h 15min

Não está sendo nenhuma surpresa, mais uma alagação, em Rio Branco. Já é a quarta deste período chuvoso.
As condições atmosféricas indicavam chuvas intensas, na maior parte do estado, principalmente, no vale do rio Acre. Foi, exatamente, o que ocorreu.
O Tempo Aqui anunciou, com bastante antecedência, que haveria novo transbordamento do rio, na capital acreana, com mais alagações.
Chuvas volumosas caíram e fizeram os níveis dos rios subirem rapidamente.
No final da manhã desta sexta-feira, dia 28 de março, o rio Acre, em Brasileia, já tinha subido 6,5 metros, alcançando a cota de 10 metros, em poucos dias, e continua subindo rapidamente. Identicamente, em Xapuri, seu nível subiu 6 metros, e já marca 11,3 metros, com continuidade de elevação.
Na capital acreana, a situação é pior, pois, mesmo antes de chegarem as águas de Xapuri e de Brasileia, o nível do rio já subiu mais de 3 metros e ultrapassou 13 metros, no final desta manhã de sexta-feira. Seu nível irá aumentar mais rapidamente, a partir de agora.
Até terça-feira, dia primeiro de abril, o nível, na capital acreana, deverá ultrapassar 15 metros.
Ressalta-se, entretanto, que as condições atmosféricas vão continuar favoráveis a chuvas intensas e prolongadas, pelo menos até o próximo dia 2 de abril, em todo o vale do rio Acre.
Portanto, embora não se possa, ainda, afirmar, não será nenhuma surpresa, se houver elevação maior do que a última que foi de 16,77 metros.
A equipe de O Tempo Aqui trabalha com seriedade e informa com base em dados reais e modelos próprios de previsão do tempo e de elevação do nível dos rios e divulga os resultados para que a população e os órgãos interessados os utilize para melhor planejarem suas atividades. Assim, não será o elemento surpresa que impedirá de agir adequadamente dentro de suas atividades.
Continuamos atentos e informaremos quaisquer alterações no comportamento da atmosfera e do nível dos rios. Acompanhe nossas atualizações que ocorrem a qualquer momento.

facebooktwitter

468 ad