Select Page

Todos eles estão visíveis numa única noite: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno. Não perca!

VAMOS OLHAR PARA O CÉU

Na noite deste sábado (23/6/2018), olhando para o céu, você verá todos os planetas que são visíveis a olho nu: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno.
Você não pode perder esta rara aparição astronômica no céu. Completando, ainda tem a Lua ao lado de Júpiter, quase coladinha no maior planeta do sistema solar.
Até durante a tarde, a partir das 15 horas já se pode apreciar o planeta Vênus: uma bolinha branca, no lado oeste, a, aproximadamente, 45 graus acima do horizonte. Procure uma posição livre dos raios solares. Nas primeiras horas da noite, já numa posição mais baixa, a oeste, é o mais brilhante de todos o corpos celeste depois da Lua, evidentemente. Muito fácil, portanto, de ser localizado.
O planeta Mercúrio, pode ser visto logo após o Sol se pôr, cerca de 15 graus acima do horizonte do lado oeste. Aparece avermelhado, mas de fácil localização, pois fica logo abaixo do planeta Vênus.
No mesmo instante, olhando para o lado oposto (leste), porém muito acima do horizonte, quase na vertical, você verá o segundo planeta mais brilhante: Júpiter. Talvez, este seja o mais fácil de ser localizado nesta noite de sábado, pois estará ao lado da Lua.
Um pouco mais tarde, por volta das 8 horas da noite, do lado leste, cerca de 45 graus acima do horizonte, é o planeta Saturno que pode ser visto: um pontinho no céu, o mais mais apagado, mas bem visível. Por volta da meia-noite, Saturno estará posicionado praticamente na vertical, portanto acima das nossas cabeças.
Por último, logo em seguida, a partir das 21 horas, aparece do lado leste o mais vermelho de todos: Marte, o planeta mais visitado por veículos da Terra e explorado pelo homem, na busca incessante por vestígios de vida fora do nosso planeta. No entanto, será a partir das 23 horas que será visto com mais brilho. Marte aparece até mais brilhante do que Júpiter, neste momento, já que Vênus, neste horário já se pôs no horizonte oposto. Marte, nestes dias é o planeta que estará mais próximo da Terra, numa distância de apenas 70 milhões de quilômetros, ou seja, menos da metade da distância do Sol.
É interessante observar que todos estes planetas, aos nossos olhos, aparecem alinhados nesta ordem, de oeste para leste: Mercúrio, Vênus, Júpiter, Saturno e Marte.
Todos eles serão visíveis todas as noites até o próximo mês de julho.

 

CURIOSIDADES

Nestes dias, esta é a distância, em ordem crescente, que esses planetas estarão da Terra:
– Marte, o mais próximo, a 70.000.000km;
– Vênus, o mais brilhante, a 165.000.000km;
– Mercúrio, o menor de todos, a 170.000.000km;
– Júpiter, o maior do sistema solar, a 690.000.000km;
– Saturno, o mais distante, a 1.360.000.000km.

468 ad