Select Page

Tempo bom e seco, praticamente, sem chuvas, por vários dias, no Acre. Volta a chover muito só em fevereiro. Temperatura diminui à noite, mas aumenta durante o dia.

13h 35min

CHUVAS INTENSAS VOLTAM SÓ EM FEVEREIRO NO ACRE
A frente fria, como foi previsto e anunciado por O Tempo Aqui, chegou nesta sexta-feira, 27 de janeiro de 2017, provocando chuvas fortes e volumosas na maior parte do Acre e declinando a temperatura. Em Rio Branco, por volta das 13horas, que é o horário mais quente do dia, os termômetros marcavam apenas 23ºC e, em Cruzeiro do Sul, somente 21ºC. Temperatura de 23ºC, neste mesmo horário, era registrada em Boca do Acre, no Amazonas.
Uma massa de ar seco, de origem polar, começa a penetrar e vai deixar o tempo bom, sem chuvas significativas, por vários dias, pelo menos até o início do próximo mês. Assim, estas foram as últimas chuvas intensas de janeiro no Acre, exceto nas regiões de Cruzeiro do Sul e Tarauacá, onde há pequena probabilidade de que ocorram chuvas passageiras, em alguns pontos isolados, neste sábado.
As chuvas intensas darão uma boa trégua, até por volta do dia 3 de fevereiro, não só no Acre, mas, também, no sul e oeste de Rondônia, no extremo sul do Amazonas, em toda a Bolívia e no leste e sudeste do Peru. Eventualmente, em um ou outro ponto isolado, poderá chover de forma passageira, mas o predomínio será de tempo bom.

MUITO SOL DURANTE O DIA, MAS COM TEMPERATURA AMENA À NOITE
Esta primeira incursão de ar polar de 2017, atípica para o mês de janeiro, no Acre, deixará a temperatura agradável e abaixo da média, à noite, mas durante o dia, o sol vai brilhar forte, a partir de domingo, e o calor aumenta, sendo que o tempo deverá ficar ventilado nos próximos dois dias.
As menores temperaturas, entre 17 e 20ºC, dependendo da cidade, ocorrerão ao amanhecer de domingo e de segunda-feira, no leste e sul do Acre, no sul e oeste de Rondônia, no Pantanal de Mato Grosso e no extremo sul do Amazonas, ou seja, em Rio Branco, Brasileia, Assis Brasil, Guajará-Mirim, Costa Marques, Vilhena, Boca do Acre, Cáceres e cidades vizinhas.

EXCETO O JURUÁ, OS DEMAIS RIOS NÃO OFERECEM PERIGO DE INUNDAÇÃO
No Acre, apenas o rio Juruá, como O Tempo Aqui vem alertando há duas semanas, oferece perigo de inundação aos ribeirinhos.
As chuvas volumosas que caíram nesta sexta-feira, em todo o vale do Juruá, deverão elevar ainda mais seu nível em Cruzeiro do Sul, podendo passar dos 13,5 metros até o final de janeiro.
Os rios Acre, Iaco, Envira e Tarauacá não oferecem perigo imediato, mas seus níveis aumentarão muito nos próximos dias, tendo em vista as chuvas intensas das últimas 48 horas. Esses rios poderão oferecer perigo de transbordamentos somente após o dia 7 de fevereiro, já que as chuvas intensas darão uma boa trégua até por volta do próximo dia 3.
Acompanhe nossas atualizações e fique bem informado sobre o tempo e o nível dos principais rios da região.

468 ad