Select Page

Temperatura e umidade do ar caem e o tempo fica seco e ventilado com a chegada ao Acre e ao sul e oeste de Rondônia da primeira massa de ar polar de 2017

14h 55min

JANEIRO COM AR POLAR É RARÍSSIMO NA AMAZÔNIA
Até para os estados do sul do Brasil, fazer frio no mês de janeiro, em pleno verão, é um fenômeno raro. Imagine, então, se uma massa de ar polar atingir o Acre e parte de Rondônia neste mês? No entanto, é isto mesmo que vai acontecer no final desta semana. O Tempo Aqui esclarece que não será uma friagem, pois a temperatura sofrerá apenas um leve declínio, mas ficará agradável durante a noite.
Já está em deslocamento, na direção do Brasil, uma massa de ar frio, de origem polar, que deverá derrubar um pouco a temperatura no sul do Brasil, principalmente, no Rio Grande do Sul, e até fazer frio naquela parte do país, a partir desta quinta-feira, 26 de janeiro.
No Acre, no sul e oeste de Rondônia e no Pantanal de Mato Grosso, a frente fria chega, com fortes rajadas de vento, na sexta-feira, dia 27. A massa de ar frio que vem na retaguarda é bastante abrangente, porém não vai despencar a temperatura, mas diminuir bastante o calor com queda da temperatura mínima em torno de 4 ou 5ºC em relação à média de janeiro. Já as máximas, deverão ficar entre 5 e 7ºC a menos do que nos dias normais.
Os menores valores, entre 18 e 20ºC ou até menos, em alguns pontos, ao amanhecer de sábado e domingo, deverão ser sentidos em Rio Branco, Brasileia, Assis Brasil, Guajará-Mirim, Costa Marques, Cáceres e cidades vizinhas, porém, devido aos quase ininterruptos ventos que estarão soprando da direção sudeste, a sensação térmica será um pouco menor.

CHUVAS E TEMPORAIS ANTECEDEM A FRENTE FRIA
A aproximação dessa frente fria, na quinta-feira, e a sua chegada, na sexta-feira, provocarão, devido à elevada umidade do ar existente na região, temporais, com chuvas fortes e intensas, raios, ventanias e possibilidade de queda de granizo, em vários pontos do Acre, de Rondônia, de Mato Grosso, do Amazonas, da Bolívia e do Peru.
Assim, O Tempo Aqui alerta que, em alguns pontos mais vulneráveis, poderão ocorrer transtornos à população, como rápida inundação de ruas, transbordamento de pequenos rios, queda de galhos e árvores, destelhamentos e danos às edificações, além do perigo dos raios.

PENETRAÇÃO DE AR MAIS SECO DEIXARÁ O TEMPO BOM, SEM CHUVAS
Logo após a chegada da frente fria, na sexta-feira, começará a penetrar um ar mais seco, de origem polar, com ventos intensos, fazendo com que as chuvas deem uma trégua de uns dois ou quatro dias na maior parte do Acre, principalmente, no leste e no sul do estado e no sul e oeste de Rondônia.
Nessa área, se chover, será de forma rápida e apenas em pontos isolados, pois o predomínio, a partir de sábado e, provavelmente, até terça-feira, será de tempo bom, com menos umidade do que nos dias anteriores.

NO MOMENTO, NO ACRE, SÓ O RIO JURUÁ OFERECE PERIGO DE ENCHENTE
Até o final deste mês de janeiro de 2017, somente o rio Juruá vai continuar com alta probabilidade de se manter em níveis elevados, acima da cota de transbordamento, podendo, inclusive, ficar próximo de 13,5 metros nos próximos dias.
Os demais rios do Acre poderão ter rápida subida, mas sem maiores preocupações, exceto o Tarauacá, que pode subir repentinamente, devido às chuvas intensas que deverão cair até a próxima sexta-feira.
Em Rio Branco, a probabilidade de o rio Acre atingir a cota de alerta é quase zero até o final deste mês, mas deverá transbordar em fevereiro, quando novos pulsos úmidos do Atlântico deverão chegar ao estado.

468 ad