Select Page

Temperatura cai no Acre, Rondônia, Amazonas e Mato Grosso. Será a mais forte friagem do ano até o momento, mas não vai esfriar muito. Sul de Goiás também esfria um pouco.

FRIAGEM SERÁ A MAIS FORTE DE 2017 ATÉ O MOMENTO
Na nossa análise de hoje – 6/6/2017 -, o frio será um pouco intenso do que anunciamos ontem, pois houve aumento da pressão atmosférica na região da Antártica.
Já faz cerca de duas semanas que O Tempo Aqui vem anunciando e alertando diariamente sobre esta onda de frio que agora está confirmada. Será a maior e mais fria massa de ar polar a penetrar no Brasil em 2017 até então.
A formação de geada deverá ser generalizada em vários estados do Brasil, inclusive, com queda de neve, em algumas áreas, onde as temperaturas deverão ficar negativas.
Na Amazônia e no Centro-Oeste do Brasil, o frio também será o mais intenso do ano até o momento. Entretanto, a queda da temperatura não será exagerada, porém, devido aos ventos, a sensação térmica será bem inferior à temperatura real.
No leste e no sul do Acre, no sul e oeste de Rondônia e na região do Pantanal de Mato Grosso, a friagem que se aproxima será de intensidade compreendida entre moderada e forte, com mínimas que devem oscilar entre 11 e 16ºC, dependendo da cidade.
A frente fria chegará ao leste e sul do Acre – Rio Branco, Brasileia, Acrelândia e municípios vizinhos – com ventos intensos e fortes rajadas, durante a tarde ou, no máximo, nas primeiras horas da noite da próxima sexta-feira, dia 9 de junho. No vale do Juruá, a frente fria chega ao amanhecer do dia seguinte, com ventos menos intensos do que na capital acreana. No sul e oeste de Rondônia – Costa Marques, Guajará-Mirim, Vilhena e proximidades, os primeiros ventos da friagem chegam no final da manhã ou durante a tarde do mesmo dia que chegam ao Acre. Em Mato Grosso, a frente fria chega logo cedo, também, na quinta-feira.
A massa de ar frio, no entanto, começará a penetrar com força somente a partir de sexta-feira em todo o Acre, em Rondônia, em Mato Grosso, no sul do Amazonas e nas planícies da Bolívia e do Peru. A temperatura também diminui no sul e no sudoeste de Goiás, mas também, sem excesso.

ALERTA DE FORTES VENTANIAS
O Tempo Aqui alerta que, entre quinta-feira e sexta-feira, poderão ocorrer fortes ventanias, com chuvas volumosas, raios e eventual queda de granizo em muito pontos da área de deslocamento da frente fria.
No Acre, em Rondônia, no sul do Amazonas, no centro, norte e leste da Bolívia e no sudeste do Peru, poderão ocorrer rajadas de vento acima de 60km/h em vários pontos, durante a sexta-feira, principalmente, na parte da tarde, quando da aproximação e chegada dessa frente fria.
Nesta quarta-feira, O Tempo Aqui vai trazer novas informações, com mais precisão, sobre o deslocamento e chegada dessa poderosa onda de frio polar. Acompanhe, portanto, nossas atualizações.

468 ad