Select Page

Temperatura cai brusca e acentuadamente nesta sexta-feira, com a chegada de frio polar. Ventos intensos e chuvas pontuais marcarão o início da friagem na Amazônia.

APÓS RECORDE DE CALOR, FRIO INTENSO

Esfria na maior parte do Brasil.

Como previsto e anunciado por nós, a primeira semana de julho de 2019 foi marcada por calor recorde no Acre e regiões próximas. A temperatura atingiu o maior valor do ano, até o momento, com máxima registrada de 33,5ºC, em Rio Branco, no primeiro dia do mês, superando os 32,8ºC ocorridos nos meses anteriores.
Esta sexta-feira (5/7/2019), começa com o dia quente, porém, logo nas primeiras horas, formam-se nuvens carregadas que podem resultar em chuvas pontuais, com raios e ventanias, em vários pontos do Acre e das regiões próximas.
Na parte da tarde, inicialmente com ventos calmos, uma extensa faixa de nuvens baixas começa a se aproximar rapidamente de Rio Branco e de todo o leste e sul do Acre. Em poucos minutos, de forma brusca, ventos com rajadas que podem passar de 60km/h, em vários pontos, começam a soprar ininterruptamente da direção sudeste. É a frente fria fria chegando à região.
Logo em seguida, o ar polar começa e penetrar com força, derrubando brusca e acentuadamente a temperatura, durante toda a noite de sexta-feira para sábado, que amanhece com os termômetros marcando entre 13 e 16ºC. Neste mesmo dia, o ar polar avança e atinge todo o Acre, derrubando a temperatura acentuadamente também no vale do Juruá, chegando até a região amazonense de Tabatinga, na fronteira com a Colômbia, já com menos intensidade.
Em Rondônia, no sul do Amazonas, em Mato Grosso, em Goiás e no Distrito Federal, não será diferente: a temperatura despenca também. Desta vez, até Porto Velho esfria bastante. Em Brasília e Goiânia, as mínimas poderão ficar próximas de 5ºC ou menos, enquanto no sul de Mato Grosso e no sul e sudoeste de Goiás, poderão ficar próximas de 0ºC, com formação de geada em alguns pontos.
Neste sábado, em todo o Acre, o dia será com friagem típica, ou seja, muito vento de sudeste, céu encoberto, garoa na capital e chuvas no centro e no oeste do estado. Em Rio Branco e Brasileia, a maior temperatura, durante o dia, deverá ficar abaixo de 18ºC.
A onda de frio polar é tão forte que deverá chegar até o interior da Paraíba, de Pernambuco, de Alagoas, de Sergipe e do sul do Ceará e do Piauí, assim como, com menor intensidade, o sul e sudoeste do Pará e o centro e sul do Tocantins. No entanto, entre os estados do Nordeste, será o interior da Bahia, onde o frio será mais intenso, com temperaturas, ao amanhecer, que poderão ficar próximas de 8ºC, em alguns pontos.
O amanhecer dos dias seguintes (domingo, segunda-feira e terça-feira) será “gelado”, com temperaturas mínimas que deverão oscilar:
– entre 9 e 13ºC, no leste e sul do Acre, no sul e oeste de Rondônia, no sul do Amazonas e no oeste e noroeste de Mato Grosso;
– entre 12 e 16ºC, no centro e oeste do Acre, no centro, norte e nordeste de Rondônia, no sudoeste e oeste do Amazonas e no centro e noroeste de Mato Grosso;
– entre 1 e 8ºC, no Distrito Federal, no centro, leste, sudeste, sul e sudoeste de Goiás e no sul e oeste de Mato Grosso, principalmente na região do Pantanal.
Entretanto, em algumas pontos destas regiões, poderão ocorrer temperaturas ainda mais baixas ou um pouco mais altas.
Nos estados do sul do Brasil, ocorrerão geadas generalizadas e possibilidade de queda pontual de neve.

CAMPANHA DO AGASALHO 2019 URGENTE!

Como temos avisado diariamente, com antecedência de mais de dez dias, sobre essa poderosa onda de frio polar, não justifica, depois, dizer que o frio pegou todo mundo de surpresa.
Assim, a “Campanha do Agasalho 2019” é urgente e necessária, pois não são poucas as pessoas que precisam do nosso auxílio, já que o frio é doloroso para quem não tem agasalho suficiente!
Portanto, adote uma pessoa para agasalhá-la!

468 ad