Select Page

Sensação térmica não é temperatura

11h 45min

Fala-se muito, atualmente, em sensação térmica. Os meios de comunicação não poupam espaço para divulgá-la, induzindo as pessoas a interpretarem de forma errada o real sentido dessa informação. A maioria acredita que se trata de temperatura. A população fica boquiaberta quando, num noticiário, é informado que a sensação chegou a 45ºC!
O Tempo Aqui esclarece: Sensação térmica não é temperatura ambiente!
A expressão “sensação térmica” deve ser evitada, quando utilizada para indicar numericamente a temperatura de uma cidade ou região.
Sensação térmica é o que o nosso corpo entende como temperatura e é diferente para cada pessoa. Uma mesma temperatura pode dar sensação de friozinho para a pessoa A, sensação de muito calor, para a pessoa B, ou sensação de temperatura agradável para a pessoa C, pois depende do organismo de cada uma.
É muito subjetivo e não traduz a temperatura real.
Outro aspecto a considerar é que não existe norma, nem consenso para o cálculo dessa aparente grandeza física. Cada instituto meteorológico usa métodos diferentes e, portanto, os dados anunciados não podem ser comparados, o que leva a erros grosseiros de interpretação.
Sensação térmica, além de ser subjetiva para cada indivíduo, depende de vários fatores do tempo, como temperatura real, umidade relativa do ar, velocidade do vento e pressão atmosférica. Alguns meteorologistas, para estimá-la, só consideram a temperatura real e o vento, desprezando os demais fatores. Outros, se baseiam, apenas, na velocidade do vento e na temperatura.
Para entender melhor, imagine-se no seu quarto, sem blusa, com um termômetro:
– se não houver nenhuma ventilação, você sentirá muito calor se a temperatura for 30ºC;
– se ligar o ventilador você não reclamará do calor, mas a temperatura continua 30ºC;
– se você molhar o seu corpo e o ventilador estiver ligado, sentirá um pouquinho de frio, porém o termômetro continua marcando 30ºC;
– uma outra pessoa, ao seu lado, poderá sentir calor nas três situações, com a mesma temperatura.
Uma outra experiência é ficar, numa dia com temperatura amena, ao lado de um muro protegido do sol, de frente para o vento forte, com um termômetro marcando 18ºC. Nessa situação, a maioria das pessoas sentirá um pouco de frio. No entanto, se ficar do outro lado do muro, onde não há vento, a maioria não sentirá mais frio, porém, a temperatura continua sendo de 18ºC.
Percebeu que sensação térmica não é temperatura!
Portanto, não dê muita atenção para os números que tentam passar a ideia de sensação térmica. Ela existe, sim, mas é subjetiva, depende de cada pessoa e da sua saúde e, ainda por cima, não há critérios padronizados para o seu cálculo.
O Tempo Aqui limita-se, apenas, em informar que a sensação térmica será maior ou menor do que a temperatura real, sem divulgar números.

Quaisquer dúvidas ou esclarecimentos sobre tempo e clima, entre em contato conosco, através do “Deixe uma resposta”, que responderemos publicamente no próprio portal. Participe.

468 ad