Select Page

Recorde de noite mais quente do ano em Rio Branco. Chuvas fortes, raios, ventanias e friozinho polar à vista no Acre e proximidades. Vai chover em Goiás.

NOITE MAIS QUENTE DO ANO EM RIO BRANCO

Rio Branco registrou a noite mais quente de 2017, até o momento, ao amanhecer desta quinta-feira – 19/10/2017 -, com mínima de 24,8ºC, na estação meteorológica do aeroporto. Foi o segundo recorde de calor noturno sucessivo deste ano, pois, no dia anterior, a mínima foi 24,1ºC.
Há muitos anos, a capital do Acre não registrava temperaturas mínimas tão altas. Já, durante o dia, Rio Branco está longe de estar entre as mais quentes capitais do Brasil, pois as máximas, que ocorrem na parte da tarde, têm ficado abaixo de 36ºC.
Nos últimos sete dias, em Goiânia, a temperatura máxima foi de 39,5ºC, mas os recordes estão com Cuiabá e Palmas, onde as temperaturas têm superado a marca dos 40ºC.
Temperaturas acima de 41ºC estão sendo registradas diariamente, nas últimas semanas, em cidades de Goiás, do Tocantins, de Mato Grosso, do Piauí, da Bahia e de Minas Gerais.
No Acre, as maiores temperaturas têm ocorrido em Brasileia e Epitaciolândia, com máximas entre 36 e 38ºC.

ALERTA DE CHUVAS FORTES, VENTANIAS E RAIOS

Entre esta quinta-feira – 19/10/2017 – e o próximo domingo – 22/10/2017 – o calor continua, mas ocorrem chuvas, que podem ser acompanhadas de fortes ventanias, muitas descargas elétricas e queda pontual de granizo, no Acre, em Rondônia, Amazonas, Mato Grosso, Bolívia e Peru. Em algumas áreas, as chuvas serão fortes e volumosas.
O Tempo Aqui mantém o alerta para a alta probabilidade de ocorrência de sérios transtornos à população de áreas vulneráveis, como rápida inundação de ruas, queda de galhos e árvores, destelhamentos e danos às edificações, além do perigo potencial dos raios.
É importante que as pessoas tomem as devidas precauções, quando nuvens carregadas começarem a se formar, a fim de evitar maiores transtornos ou prejuízos.

MAIS UM FRIOZINHO POLAR

No próximo domingo – 22/10/2017 -, mais uma frente fria chegará ao sul da Amazônia Ocidental e ao sul e oeste da região Centro-Oeste do Brasil. Não será friagem nem a temperatura cairá acentuadamente.
A onda de frio polar que avançará na retaguarda desta frente fria será fraca, mas o suficiente para diminuir sensivelmente o calor, a partir do domingo, no leste e sul do Acre, no sul e oeste de Rondônia, na região do Pantanal de Mato Grosso e nas planícies da Bolívia e do sudeste do Peru.
Assim, é bastante provável que o próximo domingo e, principalmente, a segunda-feira tenham um dia com tempo fechado e chuvoso. A temperatura diminuirá e o friozinho será semelhante ao do último sábado, dia 14 de outubro, quando, por exemplo, em Rio Branco e em Brasileia, a temperatura máxima ficou abaixo de 26ºC e a mínima, entre 16 e 18ºC, porém com bastante vento de sudeste.

VAI CHOVER EM GOIÁS

A partir de sábado, mas, principalmente, no domingo e na segunda-feira, deve chover em Goiás. As chuvas, no entanto, não serão generalizadas e ficarão restritas ao sul e sudoeste goiano, podendo chover também no centro do estado e, eventualmente, em algum outro município do norte.
Não serão chuvas volumosas, mas, em alguns pontos, poderá chover forte, com raios, ventanias e queda pontual de granizo.
Assim, a seca prolongada será interrompida por chuvas passageiras em algumas áreas goianas.

ACOMPANHE NOSSAS ATUALIZAÇÕES

O Tempo Aqui trará informações mais precisas, a cada dia, sobre as condições do tempo nos próximos dias.
Acompanhe, portanto, nossas atualizações.

468 ad