Select Page

Primeiro fim de semana de 2019 será quente e abafado, com chuvas passageiras e pontuais

TEMPO SEGUE SEM ALTERAÇÕES

O primeiro fim de semana de 2019 não terá mudanças significativas do tempo no Acre, em Rondônia, no Amazonas, em Mato Grosso, em Goiás, no Distrito Federal, na Bolívia e no Peru.
Pelo menos até a próxima segunda-feira (7/1/2019), o calor abafado, devido à umidade que vem do oceano Atlântico – vai predominar na maior parte desta área da América do Sul. As chuvas ocorrem diariamente, mas de forma pontual e passageira.
No entanto, em algumas áreas, pode chover forte, com raios e ventanias, não se descartando a possibilidade de alguns transtornos à população de pontos vulneráveis, como rápida inundação de ruas, transbordamento de córregos e igarapés, queda de galhos e árvores e eventuais deslizamentos de terra.

 

NÍVEIS DOS RIOS ESTÃO NORMAIS

Os níveis dos principais rios do Acre estão dentro da normalidade, sem tendência de oferecer perigo de enchentes e inundações, até o momento.
Como O Tempo Aqui publicou recentemente, mesmo que as chuvas mensais fiquem muito acima da média, não significa que, necessariamente, haverá alagamentos e inundações. Um exemplo ocorreu nos meses anteriores, principalmente, em novembro de 2018, quando choveu mais do que três vezes a média do mês e não houve nenhuma iminência de transbordamentos no leste e no sul do Acre.
No entanto, se chover menos do que a média mensal, mas de forma concentrada em poucos dias, podem ocorrer sérios transbordamentos dos rios, com inundações alarmantes, como aconteceu no ano de 2015, quando a capital acreana sofreu com a maior inundação já registrada oficialmente.
Nesta sexta-feira, às 15h, o nível do rio Acre, em Rio Branco, era de 6,95, subindo lentamente, após ter baixado até 6,90m. Neste mesmo horário, em Cruzeiro do Sul, o rio Juruá, marcava 7,35mm, e continuava a baixar.
Acompanhe nossas atualizações diárias para ficar melhor informado sobre o tempo e o nível dos principais rios da região.

468 ad