Select Page

Primavera de 2018 começa neste sábado. Temporais, com chuvas fortes, raios e ventanias, são esperados nesta estação do ano.

DIA E NOITE DE IGUAL DURAÇÃO

Equinócio de primavera é o nome que se dá quando o dia e a noite tem a mesma duração, ou seja, 12 horas cada, em qualquer país do mundo. Neste sábado, exatamente às 20h54min, pelo horário de Rio Branco, ou 22h54min, pelo horário de Brasília, o Sol, no seu movimento aparente na direção do hemisfério sul da Terra, estará cruzando a linha do equador terrestre. Assim, neste sábado e também no domingo, o Sol iluminará por igual todas as cidades de todos os países. A noite também terá a mesma duração em todos os lugares.
Assim, o inverno termina no sábado para dar início à primavera, que se prolongará até o dia 21 de dezembro.
A partir de domingo, portanto, o Sol estará irradiando mais energia para o Brasil, devido aos dias começarem a ser mais longos, e, consequentemente, aquecendo mais o nosso país.

 

PRIMAVERA, A ESTAÇÃO DOS TEMPORAIS

O aumento da incidência de luz solar, durante a primavera, provoca um aumento nas temperaturas do ar, dos solos e das águas superficiais dos oceanos adjacentes à América do Sul, o que gera, consequentemente, mais evaporação das águas e, desta forma, aumenta a formação de nuvens de chuva na região.
Sendo a estação da transição do inverno – mais frio e seco – para o verão – mais quente e úmido -, ocorrem choques térmicos que causam temporais quase diários em vários pontos do pais.

 

CHUVAS ACIMA DA MÉDIA

Nesta primavera, que vai até dezembro, segundo nossas projeções, as chuvas devem ficar acima da média climatológica para a época na maior parte do Acre, de Rondônia, de Mato Grosso, de Goiás, do Distrito Federal e do Amazonas. Isto devido a fatores como a temperatura das águas do oceano Atlântico, entre a ilha dos Açores (Portugal) e o arquipélago de Fernando de Noronha (Brasil), e a circulação dos ventos em baixa e média altitudes, assim como a formação de centros de baixa pressão atmosférica no continente.
Quanto às temperaturas, deverão, de um modo geral, ficar ligeiramente abaixo da média para a época.
No sul da Amazônia Ocidental (Acre, Amazonas e Rondônia) e na região do Pantanal de Mato Grosso, ocorrerão algumas penetrações de ar frio polar, causando queda da temperatura e, possivelmente, provocando leves friagens, principalmente no mês de outubro.

 

TEMPORAIS SERÃO FREQUENTES

Normalmente, a primavera é caracterizada por fortes temporais na Amazônia e no Centro-Oeste do Brasil, assim como na Bolívia e no Peru, como consequência da intensa penetração de pulso úmidos do Atlântico (PUA).
O Tempo Aqui alerta que, na primavera deste ano, as condições atmosféricas estarão altamente favoráveis à ocorrência de temporais, com chuvas torrenciais, muitos raios, fortes ventanias e queda pontual de granizo, principalmente no mês de outubro e na primeira quinzena de novembro.
As áreas com maior probabilidade, segundo nossas análises, são o Acre, Rondônia, sul e oeste do Amazonas, centro, sul, oeste e norte de Mato Grosso e as regiões de planícies da Bolívia e de selva do Peru.
Portanto, é necessário que a população fique atenta, a fim de evitar maiores prejuízos ou transtornos.

468 ad