Select Page

Poderosas massas de ar frio polar vão despencar a temperatura neste mês de maio

CONDIÇÕES ATMOSFÉRICAS EM 11/5/2017 INDICAM OUTONO GELADO
A circulação geral da atmosfera – em especial na região da Antártica e da América do Sul – indicam que poderosas massas de ar polar estarão em formação nos próximos dias, com centros de altíssima pressão atmosférica.
Mesmo ainda faltando 40 dias para o início do inverno – a estação mais fria -, as perspectivas são de que, neste mês de maio de 2017, a América do Sul seja tomada por intensas massas de ar polar gelado, com declínio brusco e acentuado da temperatura, fazendo com que ocorram fortes quedas de neve em vários pontos da Argentina, do Chile e do Brasil. Formações de geada deverão ser generalizadas em vários estados brasileiros.
Não será surpresa, portanto, que a Amazônia Ocidental sofra queda brusca e acentuada da temperatura ainda neste mês, com a chegada de friagens de intensidade forte ou, pelo menos, moderada. Assim, o outono de 2017 poderá registrar temperaturas bastante baixas em relação aos últimos anos, principalmente, no Acre, em Rondônia, em Mato Grosso, no sul e oeste do Amazonas, no leste e sudeste do Peru e nas planícies da Bolívia.

ACOMPANHE A FORMAÇÃO E O AVANÇO DESSE FRIO
Nas nossas primeiras análises das condições atmosféricas atuais, a perspectiva é de que, no Acre e nas regiões vizinhas, a primeira penetração dessas ondas de frio ocorra entre 18 e 22 de maio próximo. A segunda onda de frio poderá ser muito forte e deverá chegar entre 24 e 28 deste mês. Provavelmente, ocorrerão recordes de frio dos últimos anos no mês de maio.
No entanto, O Tempo Aqui não está afirmando, ainda, que tais fenômenos ocorrerão com forte intensidade, mas, tão somente, informando que há uma configuração atual que, segundo nossas projeções, indicam ser alta a probabilidade de que ocorram.
O que é certo é que tais massas de ar frio intenso serão formadas na Antártica e avançarão na direção do Brasil. O que ainda não se pode afirmar é se ocorrerão bloqueios atmosféricos que impeçam a chegada dessas ondas de frio até a Amazônia ou que diminuam sua intensidade durante o trajeto.
O Tempo Aqui estará acompanhando a formação, o desenvolvimento e o deslocamento desses fenômenos atmosféricos e informará, nos próximos dias, com mais precisão. Acompanhe, portanto, nossas atualizações que ocorrem a qualquer momento.

468 ad