Select Page

Onda de frio polar será a mais forte a atingir a Amazônia nos últimos anos e temperatura deve ficar abaixo de 9ºC, no Acre, com sensação térmica de zero ou negativa. Campanha do Agasalho deve ser urgente.

MASSA DE AR POLAR CHEGA NA SEGUNDA-FEIRA
A maios poderosa e abrangente onda de frio dos últimos anos chegará à Amazônia na segunda-feira – 17/7/2017 -, logo cedo. A temperatura cai brusca e acentuadamente no Acre, em Rondônia e no Amazonas. Serão atingidos também a maior parte de Mato Grosso e as planícies da Bolívia e da região selva do Peru. Com menos força chegará no centro, sul e sudoeste de Goiás.
Ventos fortes, com rajadas que podem passar de 60km/h nas partes mais elevadas do terreno, começam a soprar de sudeste, no momento da chegada da fortíssima frente fria na segunda-feira. Logo em seguida, uma enorme massa de ar frio polar vai se espalhando por quase toda a Amazônia Ocidental, sendo que até Manaus sentirá levemente os efeitos deste fenômeno atmosférico.
Além de muito fria, esta massa polar será a mais abrangente e duradoura dos últimos anos no Acre e nas regiões próximas. As baixas temperaturas noturnas deverão permanecer, pelo menos, até o amanhecer de sábado, dia 22 de julho, sendo que o frio mais intenso ocorrerá na terça-feira e na quarta-feira.
As temperaturas mínimas devem oscilar entre 5 e 9ºC, em Rio Branco, Brasileia, Vilhena, Costa Marques, Guajará-Mirim, Cuiabá, Cáceres e proximidades, porém com sensação térmica de zero ou menos, devido aos fortes ventos que estarão soprando.
Desta vez, até Porto Velho, Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Lábrea, Boca do Acre e Eirunepé terão queda acentuada da temperatura, com mínimas aproximadas entre 10 e 14ºC.
Mesmo durante o dia, na parte da tarde, os maiores valores, em Rio Branco, por exemplo, deverão ficar abaixo de 19ºC, na terça-feira e na quarta-feira próximas.
Não estamos afirmando, mas não será surpresa se for registrado recorde histórico de temperatura baixa em Rio Branco, cujo valor, até o momento, é de 6,0ºC, ocorrido no ano de 1975.

CAMPANHA DO AGASALHO DEVE SER URGENTE
O frio noturno, para quem não tem como se agasalhar, é muito dolorido. O Tempo Aqui lançou a Campanha do Agasalho do Inverno de 2017 assim que previu as primeiras ondas de frio deste ano. Agora, a segunda etapa desta campanha é muito mais urgente e necessária.
Assim, adote pelo menos uma pessoa necessitada para agasalhar.

NOVAS INFORMAÇÕES NESTE SÁBADO E NO DOMINGO
O Tempo Aqui, como sempre tem feito nestes momentos, está acompanhando o desenvolvimento e o deslocamento desta que deverá ser a mais fria onda de frio dos últimos anos na Amazônia.
Portanto, acompanhe nossas atualizações para ficar bem informado sobre o tempo atmosférico.

468 ad