Select Page

Onda de frio polar chega no domingo, com ventos intensos, e derruba a temperatura na Amazônia e no Centro-Oeste brasileiro

ADEUS SECA DE 2017
Mais uma frente fria, como anunciado por O Tempo Aqui, chegou ao sul da Amazônia, nesta quinta-feira, dia 17 de agosto, e provocou chuvas intensas no Acre, em Rondônia, em Mato Grosso, no Amazonas, na Bolívia e no Peru. Nas cidades acreanas de Brasileia e Epitaciolândia, a maior temperatura, durante o dia, ficou abaixo de 22ºC, sem que o sol tenha aparecido. Em Rio Branco, a máxima ficou abaixo de 27ºC, com o céu totalmente encoberto e o tempo bastante ventilado.
Nas planícies da Bolívia e do sudeste do Peru, onde estão os principais afluentes do rio Madeira, choveu forte por mais de 48 horas consecutivas. Assim, como previmos e anunciamos, o nível do rio Madeira começará a estabilizar e, logo depois, subir lentamente, aliviando o problema da seca das últimas semanas que tem assolado a região do Abunã e dos demais ribeirinhos. Choveu muito, também, no Acre, principalmente, nas nascentes dos rios Acre, Iaco, Purus, Tarauacá e Juruá e na da BR-364, entre Sena Madureira e Cruzeiro do Sul.
Portanto, a seca severa de 2017 já se despediu da região, porém ainda virão alguns dias secos, mas que logo serão substituídos por mais chuvas.

NOVA ONDA DE FRIO POLAR CHEGA NO DOMINGO
As frentes frias não param de chegar à Amazônia. Serão três em menos de sete dias, já que, a primeira, chegou na última segunda-feira, bem fraquinha.
Neste domingo, 20 de agosto, uma forte frente fria atingirá o Acre, Rondônia, Mato Grosso, sul do Amazonas e as planícies da Bolívia e do leste e sudeste do Peru. O Tempo Aqui alerta para a ocorrência de ventos fortes, das direções sudeste e sul, cujas rajadas poderão passar de 60km/h nos pontos mais altos do terreno. É alta, também, a probabilidade de ocorrência de fortes temporais, com chuvas intensas, raios, ventanias perigosas e eventual queda de granizo, no domingo e na segunda-feira.
No leste e no sul do Acre e no sul e oeste de Rondônia, esta frente fria chega na tarde de domingo ou, no máximo, durante a noite para segunda-feira, dependendo da localidade.
Embora esta frente fria seja forte, a onda de frio polar que vem logo em seguida não será muito forte, mas o suficiente para derrubar bruscamente a temperatura na região, podendo até caracterizar uma friagem em algumas áreas.
Nesta nossa primeira análise mais aprofundada, as perspectivas são de que as mínimas deverão oscilar entre 14 e 17ºC nas cidades onde normalmente ficam mais expostas à incursão de massas de ar frio polar. Essas temperaturas ocorrerão ao amanhecer de segunda-feira, dia 21, e de terça-feira, dia 22 de agosto.
No entanto, acompanhe nossas atualizações diárias, pois ainda poderão ocorrer alterações, para mais ou para menos, na nossa previsão de intensidade dessa onda de frio que está a se formar na região da Antártica.

468 ad