Select Page

O clima em março e o adeus ao verão. Perspectivas do tempo para este mês no Acre e Rondônia: Chuvas acima e temperaturas abaixo da média.

10h 20min

O CLIMA
Clima é a média dos elementos do tempo durante o período de um ano numa região. Para se obter essa média, os dados são registrados diariamente por uma estação meteorológica durante muitos anos seguidos. Para se ter uma média razoável são necessários, pelo menos, 10 anos de coleta de dados. Todos esses dados seguem um padrão mundial de registro e observações para que se possam fazer comparações e estudos confiáveis e, assim, conhecer melhor o clima de cada região da Terra.
A partir desses dados, classificamos os climas das mais diversas regiões de um país.

CLIMA EM MARÇO
Março é o mês do fim do verão e, consequentemente, do início do outono no Acre, em Rondônia e em todo o Brasil, exceto na maior parte de Roraima e do Amapá e do norte do Amazonas e do Pará.
O Acre localiza-se totalmente no hemisfério sul da Terra, juntamente com os outros 92% do território brasileiro, e, portanto, tem as mesmas estações, na mesma época, que o Sul, o Centro-Oeste e o Nordeste do Brasil, com semelhança, também, na variação do clima, mês a mês, principalmente, na distribuição de chuvas.
Assim, no próximo dia 21 de março, termina o verão, que é caracterizado por chuvas abundantes, no Acre e no centro-sul do país. O outono começa nesse mesmo dia, quando o Sol, no seu movimento aparente, cruza a Linha do Equador em direção ao hemisfério norte.
Em Rio Branco, as chuvas começam a diminuir, na capital do Acre, mas aumentam em Cruzeiro do Sul e em Tarauacá, segundo a climatologia, ou seja, conforme a média de dezenas de anos registrados. Isso não quer dizer que este mês de março de 2016 terá, obrigatoriamente. menos chuva do que o último mês de fevereiro. Historicamente, chove 228,3mm, em março, em Rio Branco, contra os 285,9mm, em fevereiro. O número de dias com chuva, no entanto, diminui pouco, passando de 20, no mês anterior, para 19, em março.
O volume de chuvas aumenta em Porto Velho, capital de Rondônia, passando de 295,7mm, em fevereiro, para 312,7mm, em março. Como se percebe, naquela capital, as chuvas, neste mês, são bem mais intensas do que na capital acreana.
Quanto as temperaturas médias, permanecem, praticamente, as mesmas do mês anterior. A umidade relativa do ar continua elevada em março e deixa o calor bastante abafado, principalmente, nos dias com muito sol. Entretanto, já foram registradas temperaturas de 14ºC, em março, tanto em Rio Branco, como em Porto Velho, devido a eventuais incursões de ar frio, de origem polar, já que é o mês de transição do verão para o outono.
No Brasil, os maiores volumes de chuva, acima de 300mm, ocorrem no Amazonas, Pará, Amapá, oeste do Acre, norte de Rondônia, de Mato Grosso, do Tocantins, do PI e do CE. Já, a escassez de chuvas, abaixo de 30mm, é observada somente no nordeste de Roraima. Chove pouco, entre 30 e 80mm, em áreas do interior da Bahia, do norte de Minas Gerais, do oeste de Pernambuco e do sul do Piauí e do Ceará.

RESUMO CLIMATOLÓGICO DE MARÇO

RIO BRANCO
Temperatura média das mínimas: 22,7ºC (0,1ºC acima do mês anterior).
Menor temperatura registrada: 14,0ºC, no ano de 1987, no dia 12.
Temperatura média das máximas: 31,3ºC (0,4ºC acima do mês anterior).
Maior temperatura registrada: 35,6ºC, no ano de 1970, no dia 11.
Chuva média: 228,3mm (no mês anterior é 285,9mm).
Número médio de dias com chuva: 19 (no mês anterior é 20).

PORTO VELHO
Temperatura média das mínimas: 21,8ºC (igual ao mês anterior).
Menor temperatura registrada: 14,0ºC, no ano de 1987, no dia 12.
Temperatura média das máximas: 28,5ºC (2,1ºC inferior ao mês anterior).
Maior temperatura registrada: 34,2ºC, no ano de 1983, no dia primeiro.
Chuva média: 312,7mm (no mês anterior é 295,7mm).
Número médio de dias com chuva: 17.

PERSPECTIVAS DO TEMPO PARA ESTE MÊS
Considerando as condições atmosféricas e oceânicas atuais, em 29 de fevereiro, e segundo a nossa metodologia, o mês de março de 2016 deverá registrar temperaturas médias um pouco abaixo da normal climatológica no Acre e em Rondônia. Já, as chuvas deverão ficar acima da média, pois esperam-se a atuação de intensos pulsos úmidos, vindos do oceano Atlântico, e a chegada de algumas frentes frias que, embora ainda de fraca intensidade, causarão intensas precipitações, que podem resultar em transbordamentos e até enchentes de alguns rios da região.

MAPA DE DISTRIBUIÇÃO DE CHUVAS PELO BRASIL
Observe, no mapa elaborado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a distribuição de chuvas pelo Brasil no mês de março. As cores azuis indicam chuvas abundantes, acima de 300mm, enquanto a marrom, escassez de precipitação, abaixo de 30mm, As cores verdes indicam chuvas entre 100 e 300mm.

facebooktwitter

468 ad