Select Page

Nível dos principais rios acreanos subiu mais de 1m esta semana. Em Rio Branco, deve passar de 3m nos próximos dias. Verão promete muita chuva na Amazônia.

NÍVEL DOS RIOS AUMENTA RAPIDAMENTE

As volumosas chuvas dos últimos dias, no Acre, fizeram o nível de todos os principais rios do estado subir rapidamente. Em média, o aumento, em todos eles, foi um pouco mais de 1m.
No entanto, é o nível dos rios Acre, Xapuri e Rola que está aumentando mais expressivamente.
Em Rio Branco, o rio Acre, às 13 horas desta quarta-feira – 25/10/2017 -, marcava 2,3m, sendo que, há quatro dias, seu nível era de 1,4m.
Nos próximos dias, provavelmente até domingo, dia 29, o nível, na capital acreana, deverá passar de 3 metros.
Confira o aumento nos últimos quatro dias e o nível atual dos rios acreanos:
– rio Juruá, em Cruzeiro do Sul, está com 5,5m, aumentou 1m;
– rio Tarauacá, em Tarauacá, está com 4,4m, aumentou 1m;
– rio Envira, em Feijó, está com 4,7m, aumentou 1m;
– rio Purus, em Santa Rosa do Purus, está com 3,4m, aumentou 1m;
– rio Iaco, em Sena Madureira, está com 1,9m, aumentou 1m;
– rio Rola, no seu baixo curso, está com 3,3m, aumentou 2m;
– rio Xapuri, no seu baixo curso, está com 4,2m, aumentou 1,4m;
– rio Acre, em Brasileia, está com 2,8m, aumentou 1,5m;
– rio Acre, em Rio Branco, está com 2,3m, aumentou 0,6m.

VERÃO AMAZÔNICO SERÁ COM MUITA CHUVA

Ainda estamos na primavera. O verão começa só no dia 21 de dezembro no Acre e na maior parte da Amazônia, quando chove mais intensamente na região, principalmente nos meses de janeiro e fevereiro.
Assim, qualquer afirmativa de inundações com proporções alarmantes seria um erro grave. No entanto, analisando-se as condições atmosféricas e oceânicas atuais, pode-se perceber que há uma tendência meteorológica de que as chuvas ocorram acima da média, principalmente na Amazônia Ocidental, onde estão situados o Acre, Rondônia, Amazonas, o centro e o norte da Bolívia e a maior parte do Peru.
Portanto, é bastante provável que ocorram muitos transbordamentos dos rios da região e, possivelmente, inundações, as quais, em algumas áreas, poderão causar transtornos.
Acompanhe nossas atualizações, pois estaremos atentos para informar qualquer iminência de tempo mais severo e de transbordamentos dos principais rios que cortam a região.

468 ad