Select Page

Nível do rio Acre, em Rio Branco, volta a subir, devido às chuvas intensas que caíram no seu alto curso. Esta semana será com muita chuva e possibilidade de temporais.

17h 10min

As chuvas intensas, que começaram a cair na última quarta-feira (14/9/2016) e se prolongaram até o dia seguinte, proporcionaram uma elevação de 70 centímetros no nível do rio Acre em Brasileia. Todo este volume começou a chegar em Rio Branco, no começo deste domingo, dia 18, e, em menos de 24 horas, o nível, na capital acreana, aumentou mais de 15 centímetros. Nesta segunda-feira, seu nível deverá superar 1,50m, na capital acreana.
Como O Tempo Aqui já havia anunciado na semana passada, é o adeus à seca de 2016, que assolou o Acre. Chuvas intensas deverão ocorrer já a partir deste domingo, na maior parte do Acre e de Rondônia, devido à chegada, na segunda-feira, de uma fraca frente fria, e à incursão de intensos pulsos úmidos vindos do oceano Atlântico.
Ainda está longe de começar o período chuvoso, característico do verão acreano, mas já se pode afirmar que as chuvas serão frequentes e o nível dos rios, lentamente, começarão a se elevar.
Portanto, o pior já passou e não há mais motivos para tanta preocupação com relação à estiagem. Daqui para frente, a umidade será maior e as chuvas poderão cair até acima da média climatológica de setembro.
Entretanto, O Tempo Aqui alerta que as condições atmosféricas estarão altamente favoráveis à ocorrência de temporais, com chuvas fortes, raios, ventanias perigosas e eventual queda de granizo, a partir deste domingo (18/9/2016), no Acre, em Rondônia, no Amazonas, em Mato Grosso, na Bolívia e no Peru.
Em algumas áreas, poderão ocorrer sérios transtornos à população, como queda de galhos e árvores, destelhamento de edificações e rápida inundação de ruas, além do perigo dos raios.

468 ad