Select Page

Nível do rio Acre, em Rio Branco, atingirá 3 metros nos próximos dias. Chuvas torrenciais caíram nos últimos três dias e vai chover ainda mais esta semana.

12h 10min

CHUVAS TORRENCIAIS CAÍRAM NO VALE DO ACRE
Desde o último sábado (1/10/2016) e, principalmente, nesta segunda-feira, dia 3, chuvas volumosas caíram na maior parte do vale do rio Acre e dos seus principais afluentes, o rio Xapuri e o riozinho do Rola.
Em Xapuri, foram registrados, só na segunda-feira, em poucas horas, 99,4mm de chuva, e, em Epitaciolândia, 59,2mm. Chuvas intensas também caíram nos municípios de Capixaba, Brasileia e Assis Brasil. No município de Rio Branco, foram registrados 25,2mm, no início da Transacreana, e 21,4mm, na região do Tucumã.

EM XAPURI, O RIO ACRE SUBIU 1,35m EM MENOS DE 12 HORAS
As chuvas foram tão intensas que o nível do rio Acre, em Xapuri, subiu 1,52m, somente durante a noite desta segunda-feira para terça-feira, passando de 1,98m para 3, 50m.
Nesse mesmo intervalo de tempo, em Brasileia, o rio também subiu muito – mais de 1m -, assim como os níveis do riozinho do Rola e do rio Xapuri.

NA CAPITAL, NÍVEL DO RIO PASSARÁ DE 3m, JÁ, JÁ
Em Rio Branco, o nível do rio Acre, no final da manhã desta terça-feira, era de 2,07m, mas com o volume de água que está descendo, seu nível deverá passar dos 3m, nos próximos dias, muito provavelmente, até os primeiros dias da semana que vem.
Definitivamente, desde as últimos semanas de setembro, a seca que assolou o estado já vai longe e é bastante provável que a preocupação daqui para frente seja com a rápida subida do nível dos rios do Acre.

EM TRÊS DIAS, JÁ CHOVEU MAIS DA METADE DA MÉDIA DE SETEMBRO
Nos primeiros três dias de setembro, as chuvas no vale do Acre, já passaram da metade da média para o mês. Em algumas cidades, com Xapuri e Brasileia, o volume acumulado, nestes últimos três dias, já está próximo da média mensal, o que reforça a previsão de que choverá bem acima da média neste mês de outubro de 2016.
As chuvas têm sido volumosas, também, nos demais municípios do Acre. Em Cruzeiro do Sul, o nível do rio Juruá subiu consideravelmente nos últimos dias e já está, praticamente, na cota de 3 metros, aliviando o problema na região.
Em Sena Madureira, nos vales dos rios Iaco, Caeté e Macauã, as chuvas têm sido intensas, assim como no vale do rio Purus, cujo nível, em Boca do Acre, sobe ininterruptamente.
Nas regiões de Tarauacá e Feijó, as chuvas caem com frequência nos vales dos rios Tarauacá, Muru e Envira.

MAIS CHUVAS VOLUMOSAS NOS PRÓXIMOS DIAS
As condições atmosféricas voltarão a ficar altamente favoráveis à ocorrência de mais chuvas volumosas no final desta semana na maior parte do Acre.
Novos pulsos úmidos do Atlântico e a chegada de uma frente fria, na quinta-feira, dia 6, provocarão chuvas intensas que, em algumas áreas, poderão ser torrenciais e acompanhadas de raios e fortes ventanias.
Assim, chuvas a qualquer hora deverão ocorrer no Acre entre a quinta-feira e o próximo domingo, aumentando ainda mais o nível dos rios.

468 ad