Select Page

Frio intenso foi notícia falsa. Calor abafado, com chuvas pontuais, continua a predominar nos próximos dias.

TERRORISMO CLIMÁTICO

O Tempo Aqui, neste ano de 2018, ainda não divulgou nenhuma previsão concreta de frio intenso.
Na última segunda-feira – 30/4/2018 -, pessoa mal intencionada, com o propósito de iludir a população, divulgou através das redes sociais, envolvendo nossa imagem, uma falsa notícia sobre frio intenso, cuja temperatura mínima poderia ficar abaixo de 10ºC em Rio Branco e proximidades. É notícia totalmente falsa: tratava-se de um previsão antiga, feita por nós, provavelmente em julho de 2013, quando, realmente, a temperatura, na capital acreana, ficou em torno de 8ºC, com sensação abaixo de zero.
Essa notícia afetou e apavorou muitas pessoas que deixaram de fazer certas atividades em função dessa irresponsabilidade divulgada e compartilhada por milhares de internautas.
Este tipo de comportamento é comum aos terroristas que procuram causar o medo entre a população, No caso, trata-se de um terrorismo climático, que está na moda atualmente. Pessoas que agem assim, às escondidas, usando nomes de terceiros, deveriam ser procuradas e punidas criminalmente.
Quanto a você, procure sempre verificar a origem e a fonte dos dados divulgados, antes de acreditar e ainda compartilhar notícias falsas.
Nós de O Tempo Aqui prezamos pela veracidade e pela qualidade das nossas informações. No entanto, convém lembrar que uma previsão que não se concretiza não é notícia mentirosa, pois trata-se de uma interpretação dos dados atmosféricos e, segundo nossa análise, deveria provocar um certo evento meteorológico. Isto não é mentira, mas uma previsão de tempo, ou seja, aquilo que mais provavelmente deverá ocorrer com a atmosfera. Uma coisa é previsão de tempo que não se concretiza exatamente tal como foi divulgada, outra coisa é publicar intencionalmente falsas informações.

 

CALOR E CHUVAS PONTUAIS VÃO CONTINUAR

Um poderoso bloqueio atmosférico sobre o centro da América do Sul, na região compreendida por Mato Grosso, Goiás e parte da Bolívia, está impedindo o avanço de frentes frias na direção do sul da Amazônia Ocidental, assim como na maior parte do Brasil.
Este bloqueio é causado por uma enorme massa de ar seco que paira nessa região sul-americana. O ar seco é mais denso, ou seja, mais pesado que o ar úmido, formando, assim, uma barreira natural para a penetração de ar polar.
Como consequência desta atual disposição atmosférica, pelo menos até o próximo dia 10 de maio de 2018, não haverá friagem no Acre e nas proximidades.
Portanto, o tempo não muda significativamente até lá. O calor abafado e a umidade, originária do oceano Atlântico Norte, vão continuar a predominar. Chuvas, em geral, passageiras e pontuais, vão continuar a ocorrer nestes próximos dias. Em alguns momentos e em alguns lugares, poderão ocorrer temporais, com chuvas fortes, raios, ventanias e eventual queda de granizo.
Acompanhe nossas atualizações diárias e fique melhor informado sobre o tempo atmosférico nos próximos dias.

468 ad