Select Page

Forte onda de frio chega neste fim de semana, derruba a temperatura e provoca temporais, com chuvas, raios e ventanias

MAIS UMA FRIAGEM

Uma intensa onda de frio polar avança rapidamente na direção da Amazônia Ocidental, onde chegará neste domingo (2/9/2018), com muito vento, provocando temporais e derrubando a temperatura.
Como temos anunciado diariamente, desde a última terça-feira, o tempo muda neste fim de semana com a chegada de uma frente fria de forte intensidade.
Esta poderá ser a mais poderosa massa de ar polar de 2018 a atingir a Amazônia e o Centro-Oeste do Brasil. Os ventos fortes e frios serão sentidos no Acre, em Rondônia, no Amazonas, em Mato Grosso, em Goiás e até no Distrito Federal, além das planícies da Bolívia e da região de selva do Peru.
A primeira semana de setembro de 2018 será fria, principalmente no leste e sul do Acre, no sul e oeste de Rondônia, no sul do Amazonas e em Mato Grosso (Cuiabá e Pantanal).
Os ventos desta friagem poderão ser sentidos até em Manaus, porém, com fraca intensidade.
No sul do Brasil e nas região da serra da Mantiqueira (Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo), poderão ocorrer quedas de neve e geada generalizada.
No Acre, em Rondônia, no Amazonas e em Mato Grosso, poderão ser registrados novos recordes de frio de 2018. Nesta sexta-feira ou, no máximo, no sábado estaremos informando as temperaturas mínimas que deverão ocorrer ao amanhecer, entre segunda-feira e quarta-feira, ou seja, entre os dias 3 e 5 de setembro.

 

ALERTA DE TEMPORAIS

A aproximação desta forte onda de frio polar e a sua chegada poderão provocar fortes temporais, com chuvas, raios, ventanias e queda de granizo, em vários pontos, principalmente do Acre, de Rondônia, do Amazonas, da Bolívia e do Peru.
A partir desta quinta-feira, as condições do tempo começarão a ficar, a cada dia, mais instáveis e propícias a chuvas, sendo que a maior probabilidade de temporais será no sábado e, principalmente, no domingo. No entanto, até sábado, o calor será intenso, com possibilidade de recordes de temperatura máxima deste ano, até o momento. Este calor é consequência da aproximação da onda de frio e é chamado de pré-frontal, pois antecede a massa de ar frio em deslocamento.
O Tempo Aqui está atento ao avanço desta onda de frio e trará mais informações a qualquer momento.

468 ad