Select Page

Fim de semana quente, com chuvas passageiras, no Acre, Rondônia, Amazonas e Mato Grosso. Frio e chuvas intensas em Goiás e Distrito Federal.

PREVISÃO PARA O FIM DE SEMANA

Até a próxima segunda-feira (12/11/2018), não haverá mudança significativa no tempo meteorológico da Amazônia Ocidental e do Centro-Oeste do Brasil, assim como da Bolívia e do Peru.
As atuações de uma zona de convergência de umidade (ZCOU) e de uma alta pressão atmosférica no oceano Atlântico, próximo ao Rio de Janeiro, ditam o tempo neste fima de semana.

 

ACRE, RONDÔNIA, AMAZONAS E MATO GROSSO

Calor abafado, com chuvas passageiras e pontuais, vai predominar neste fima de semana. Em algumas áreas, deverão ocorrer chuvas intensas, com possibilidade de temporais isolados. Os ventos, no Acre, em Rondônia, em Mato Grosso e no sul do Amazonas, estarão soprando, entre fracos e moderados, com rajadas eventuais, da direção noroeste e pequenas variações do norte e de oeste.
No Acre e em Rondônia, o calor mais intenso ocorrerá no domingo, com máximas variando entre 32 e 35ºC.
Especificamente, no Acre, a segunda-feira poderá ser com chuvas intensas e temperatura diurna amena.
Em Mato Grosso, os maiores volumes de chuva são esperados no centro, no leste e no sudeste do estado.
No Amazonas, o calor abafado não dá trégua e as chuvas ocorrem diariamente na maioria dos municípios. Na região de Manaus e no norte amazonense, as noites serão muito quentes e abafadas, com mínimas entre 23 e 26ºC. Durante o dia, as máxima devem oscilar entre 33 e 36ºC.

 

DISTRITO FEDERAL E GOIÁS

Fim de semana com dias frios e chuvosos. As maiores temperaturas, durante o dia, devem variar entre 20 e 24ºC, em Brasília, e entre 22 e 26ºC, em Goiânia.
Em muitas áreas, as chuvas serão fortes e volumosas, com elevada probabilidade de temporais, cujos transtornos à população poderão ocorrer a qualquer momento.
Os ventos, de um modo geral, estarão soprando, entre calmos e fracos, com rajadas eventuais, da direção norte e variações de noroeste e de nordeste.

 

BOLÍVIA E PERU

Na região de selva do Peru, o calor abafado será intenso e as chuvas ocorrem de forma passageira e pontual, exceto no norte e próximo aos Andes, onde deverá chover intensamente. Nos Andes, as chuvas também ocorrem, com alta probabilidade de serem intensas, com raios, principalmente no lado oriental da cordilheira.
As planícies da Bolívia terão um fim de semana com ventos intensos da direção noroeste e variações do norte. O calor vai predominar e as chuvas ocorrem de forma passageira e pontual, ficando mais intensas a partir de domingo. Nos Andes bolivianos, as chuvas ocorrem com maior frequência no lado oriental da cordilheira.

468 ad