Select Page

Fim de semana com muita chuva e temperatura agradável. Alerta de transtornos à população de pontos vulneráveis.

CHUVAS INTENSAS ATÉ SEGUNDA-FEIRA

As condições atmosféricas estarão altamente favoráveis, pelo menos até a próxima segunda-feira – 5/2/2018 -, à ocorrência de chuvas frequentes e volumosas no Distrito Federal, em Goiás, em Mato Grosso, em Rondônia e em parte do Acre e do Amazonas, assim como na Bolívia e no Peru.
As causas deste tempo severo que se aproxima são o calor dos últimos dias, a elevada umidade do ar, a formação de um centro de baixa pressão atmosférica em Mato Grosso e Goiás e a aproximação de uma fraca frente fria. Estes fatores meteorológicas deixarão o tempo extremamente instável neste fim de semana, com chuvas a qualquer momento e leve queda da temperatura.
Em Brasília, no centro e norte de Goiás e na maior parte de Mato Grosso, pode chover, até a próxima segunda-feira – 5/2/2018 -, acima de 150mm, enquanto que, em Rondônia e no centro e sudeste do Amazonas, o acumulado pode ficar, nestes dias, entre 90 e 150mm, dependendo do município.
No Acre, também chove bastante neste fim de semana, mas não com tanta intensidade, como no Centro-Oeste do Brasil. Os maiores volumes de chuva, no estado, até segunda-feira, devem ocorrer nas regiões de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, com acumulados variando entre 60 e 100mm. Nestes dias, o predomínio, no Acre, será de muitas nuvens, com tempo chuvoso, em vários município.
O tempo severo deste fim de semana, com chuvas intensas, também vai predominar na Bolívia e no Peru.

ALERTA DE TRANSTORNOS À POPULAÇÃO

O Tempo Aqui alerta que, neste fim de semana, poderão ocorrer sérios transtornos à população de pontos vulneráveis, como rápido transbordamento de córregos e igarapés, inundação inesperada de ruas, queda de árvores e deslizamentos de terra, em áreas do Acre, de Rondônia, de Mato Grosso, de Goiás, do Distrito Federal, do Amazonas, da Bolívia e do Peru.
No entanto, as áreas de maior perigo, devido a chuvas extremamente volumosas, nestes dias, são o centro e o norte de Goiás, o Distrito Federal, o centro, o leste, o norte e o oeste de Mato Grosso, o norte, o leste e o sul de Rondônia, o centro e o sudeste do Amazonas e as encostas dos Andes orientais e planícies próximas na Bolívia e no sudeste do Peru.
Assim, é importante que a população fique atenta, a fim de evitar maiores prejuízos ou transtornos.

468 ad