Select Page

Fenômeno do equinócio: Termina o verão e começa o outono, nesta quinta-feira, dia 20 de março, no Acre e em todo o hemisfério sul da Terra. Fortes frentes frias marcarão a Amazônia Ocidental, nesta estação, em 2014.

16h 45min.
Nesta quinta-feira, dia 20 de março, exatamente às 11h 57min (horáiro de Rio Branco), termina o verão e começa a estação do outono, em todo o hemisfério sul da Terra, e, consequentemente, no Acre.
É o exato momento em que o Sol, no seu movimento aparente, cruza a linha do equador terrestre despedindo-se do sul do nosso planeta.
Esse fenômeno recebe o nome de equinócio de outono e o fato interessante é que os dias e as noites têm a mesma duração de 12 horas, em toda a Terra. É quando os dois hemisférios terrestres recebem luz solar por igual. Nesse dia, em qualquer cidade do planeta, o Sol nasce às 6 horas e se põe às 18 horas, desde que o fuso horário seja coerente com a geografia da região, ou, melhor explicando, que não tenha sido alterado por imposição legal de algum país.
No entanto, pode ocorrer uma diferença aproximada de 30 minutos para mais ou para menos, tendo em vista que os fusos horários abrangem um arco de 15 graus de curvatura da Terra. Assim, uma cidade situada no extremo, à direita de um fuso horário, verá o Sol nascer às 5h 30min e se pôr às 17h 30min e uma outra, localizada no extremo, à esquerda de um fuso, vai vê-lo nascer às 6h 30min e se pôr às 18h 30min. Porém, todos os lugares do planeta terão 12 horas exatas de luz do Sol e 12 horas exatas durante a noite.
Nos próximos seis meses, o Sol estará, a cada dia, iluminando menos o hemisfério sul, uma vez que sua posição ficará, sucessivamente, mais inclinada. A máxima inclinação ocorrerá no dia 21 de junho, quando termina o outono e começa o inverno, na nossa região e em todo o sul da Terra.
O outono, que começa nesta quinta-feira, marca a chegada das primeiras frentes frias mais fortes dando início ao fenômeno das “friagens”, no Acre e em toda a Amazônia Ocidental, e que deverão ser intensas e muito frias durante este ano de 2014. Espera-se, já na segunda quinzena de abril, um frente fria que deverá provocar a primeira friagem do ano, embora fraca.
É alta a probabilidade de haver recordes de frio, em Rio Branco, neste ano de 2014, por causa do resfriamento global que tem causado temperaturas extremamente baixas, em todos os continentes.