Select Page

Estado de alerta em Rio Branco, a capital brasileira com a menor umidade do ar. Nos próximos dias, pode entrar em estado de emergência!

UMIDADE CHEGOU A 14% EM RIO BRANCO

Como previsto por nós, a capital do Acre, nesta terça-feira (4/9/2018), às 14 horas, registrou a mais baixa umidade relativa do ar entre todas as 27 capitais brasileiras, com apenas 14%, conforme a estação meteorológica do aeroporto da cidade.
O recorde anterior de 2018, em Rio Branco, foi 23%, registrado no último dia 27 de agosto.
Assim, a cidade entrou em estado de alerta para a saúde humana, pois ficou situada entre 12 e 20% de umidade relativa do ar. Este é o dia mais seco dos últimos anos na capital acreana. O declínio acentuado da umidade do ar é consequência da mais intensa onda polar do ano que penetrou na região.
Confira, em ordem crescente, as capitais mais secas nesta terça-feira, segundo as estações dos aeroportos (REDEMET) e do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), considerando o menor registro de cada cidade:
1 – Rio Branco, com 14%;
2 – Palmas, com 19%;
3 – Goiânia, com 20%;
4 – Brasília, com 21%;
5 – Porto Velho, com 22%;
6 – Belo Horizonte, com 25%;
7 – Cuiabá, com 26%;
8 – Teresina, com 31%.
No interior do Acre, foram registradas umidades de 22%, em Brasileia e Epitaciolândia, e 41%, em Cruzeiro do Sul, enquanto na cidade amazonense de Boca do Acre, a umidade caiu para 25%.
O Tempo Aqui lembra que a faixa entre 20 e 30% caracteriza o estado de atenção para a saúde da população. Lembrando ainda que o ideal situa-se entre 55 e 65%.

 

ATENÇÃO: ESTADO DE EMERGÊNCIA À VISTA!

A partir desta quarta-feira, até por volta do próximo domingo, a umidade relativa do ar, em Rio Branco e em todo o leste e sul do Acre, assim como no sul do Amazonas e em Rondônia, poderá atingir valores abaixo de 12%, o que caracteriza estado de emergência para a saúde.
Portanto, beba muito líquido, evite fazer exercícios físicos e ficar exposto ao sol nestes próximos dias.

 

DIAS ENSOLARADOS E NOITES FRIAS

Nesta terça-feira (4/9/2018), o dia começou com temperatura de 14,1°C e 16,6ºC, respectivamente, nas cidades acreanas de Epitaciolândia e Rio Branco, porém, à tarde, os termômetros registraram em torno de 30ºC.
As próximas noites, até quinta-feira, serão ainda mais frias, como O Tempo Aqui vem informando. As mínimas deverão oscilar entre 10 e 12ºC, no leste e sul acreano. O tempo, entretanto, vai continuar bom, sem a menor possibilidade de chuvas, pelo menos até o próximo domingo, não só no Acre, mas, também, em Rondônia, no sudeste, sul, sudoeste e oeste do Amazonas, em Mato Grosso, em Goiás, no Distrito Federal e nas planícies da Bolívia e no sudeste da região de selva do Peru.

468 ad