Select Page

Chuvas torrenciais, pelo segundo dia consecutivo, atingiram o Acre. Em Tarauacá, em poucas horas, choveu mais do que a média de todo o mês.

10h 50min

No último sábado, dia 8 de agosto, e nos dias seguintes, O Tempo Aqui previu e publicou a previsão de que esta semana seria com chuvas fortes, raios e ventanias, no Acre. Pelo segundo dia consecutivo, chuvas torrenciais atingiram o estado provocando, em alguns pontos, transtornos à população.
A causa principal foi a chegada de uma fraca frente fria que, em contato com a alta umidade do ar originária do Atlântico Norte, provocou temporais em vários pontos do estado.
Na segunda-feira, choveu torrencialmente em Marechal Thaumaturgo, com registro de 62mm, e na região de Santa Rosa do Purus, com 17mm. Na última terça-feira, dia 11, choveu muito forte em grandes áreas do Acre, notadamente, ao longo da BR-364 (entre Feijó e Cruzeiro do Sul) e nos municípios de Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Plácido de Castro, principalmente, nas rodovias Transacreana e AC-40.
Em Tarauacá, cuja média climatológica de agosto é 80mm, as chuvas atingiram, em poucas horas, o volume de 87mm, superando, portanto, em 9%, essa média. Em Rio Branco choveu, na última noite, 75% da média do mês. Foram 30mm de chuvas na capital acreana.
Confira os registros oficiais de chuva, somente da última terça-feira, 11 de agosto, no Acre:
– Tarauacá, 87mm;
– Santa Rosa do Purus, 33mm;
– Rio Branco, 30mm;
– Marechal Thaumaturgo, 28mm;
– Cruzeiro do Sul, 9mm;
– Brasileia, 4mm.
Observe, no gráfico elaborada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o volume de chuvas, em Tarauacá, neste ano de 2015, onde, os círculos alaranjados mostram a média climatológica de cada mês e as colunas verdes, o volume registrado mês a mês.

http://www.inmet.gov.br/sim/graf_chuv_acu_6190_sim_anual.php?codEst=82807&mesAno=2015

facebooktwitter

468 ad