Select Page

Chuvas fortes e volumosas, nos próximos dias, no Acre, Rondônia e Amazonas. Calor abafado vai continuar.

ALERTA DE TEMPORAIS

A elevada umidade do ar que vem do oceano Atlântico e a aproximação de uma fraca frente fria deixam o tempo bastante instável no domingo (6/5/2018), em áreas do Acre, de Rondônia e do Amazonas, assim como nas planícies da Bolívia e do Peru.
Portanto, as condições atmosféricas estarão altamente favoráveis à ocorrência de temporais, com chuvas fortes e volumosas, raios, ventanias e eventual queda pontual de granizo.

 

CALOR E CHUVAS ATÉ 11/5/2018

O tempo quente e abafado, com chuvas, em geral, passageiras e pontuais, vai continuar a predominar, pelo menos até a próxima sexta-feira (11/5/2018), no Acre, em Rondônia, no Amazonas e nas regiões de planície da Bolívia e do Peru.
Nestes próximos dias, além do calor, deverão ocorrer, em alguns pontos, chuvas fortes, com raios e ventanias, principalmente entre o dias 9 e 11 deste mês de maio.

 

TEMPO SECO NO CENTRO-OESTE

Enquanto as chuvas vão predominar na Amazônia Ocidental, o tempo bom e seco, com muito sol, vai continuar, pelo menos até a próxima sexta-feira (11/5/2018), no Distrito Federal e na maior parte de Goiás e de Mato Grosso.
Eventualmente, num ou noutro dia, em algum ponto, poderá chover, mas de forma rápida.
Em Mato Grosso, no entanto, no oeste e no noroeste do estado, ocorrerão chuvas, que podem ser fortes, com raios e ventanias, mas de forma passageira e pontual.

 

FRIAGEM SEM CONFIRMAÇÃO

O Tempo Aqui ainda não confirmou a chegada de uma forte friagem ao Acre e às regiões vizinhas, pois a disposição atual da atmosfera não permite que se possa afirmar especificamente a ocorrência de incursão de uma intensa massa de ar polar na região, que cause declínio acentuado da temperatura no sul da Amazônia Ocidental. No entanto, é provável que, na noite do dia 11 para o dia 12 de maio, ou seja, no fim da próxima semana, haja penetração de uma parcela de ar frio, podendo até caracterizar uma friagem. É possível, sim, que, neste mês de maio, ocorra queda acentuada da temperatura, mas, até o momento, sem uma data específica.
Entretanto, como já informamos há alguns dias, o inverno que se aproxima promete ser bastante frio na região e no Brasil, tendo em vista a tendência natural de resfriamento global, como consequência principal da diminuição da radiação solar e do declínio da temperatura dos oceanos. Tal tendência já começou há alguns anos, principalmente nos dois últimos invernos, através dos sucessivos recordes de frio registrados em todos os continentes e que causaram tantos transtornos à população da Europa, da América do Norte e da Ásia.

468 ad