Select Page

Chuvas, aumento do nível dos rios e ar polar nos primeiros dez dias de março

CHUVAS PONTUAIS QUE PODEM SER FORTES

As chuvas vão continuar nestes primeiros 10 dias de março de 2019 no Acre, Rondônia, Amazonas, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Bolívia e Peru, devido à elevada umidade do ar que vem do oceano Atlântico. Em alguns momentos, as chuvas poderão ser fortes e acompanhadas de raios e rajadas de vento.

Assim, o feriadão, que se prolonga até quarta-feira (6/3/2019), será com chuvas diárias em toda a região, porém, em alguns dias, num ou noutro lugar, pode não chover, mas o tempo permanecerá instável, com muitas nuvens. A temperatura, na maior parte do tempo, estará amena. Entretanto, onde o sol aparecer um pouco mais forte, o tempo ficará abafado, devido à alta umidade do ar.

Em Goiás, no Distrito Federal e em Mato Grosso, é alta a probabilidade de ocorrência de chuvas volumosas, com raios, em alguns pontos.

No Acre, chove diariamente, porém, as chuvas mais intensas deverão ocorrer entre os dias 8 e 10, devido à chegada de uma frente fria.

 

NÍVEL DOS RIOS SOBE RAPIDAMENTE

As chuvas intensas dos últimos dias estão provocando rápida elevação dos níveis dos rios acreanos. Assim, há possibilidade de que ocorram transbordamentos nos próximos dias, mas nada que seja motivo para preocupações alarmantes, pelo menos na análise atual.

Confira os níveis registrados às 14 horas deste sábado (2/3/2019), segundo dados numéricos da Agência Nacional de Águas, e a tendência atual desses níveis, conforme nossas projeções:

– em Rio Branco, o rio Acre estava com 11,6m, subindo rapidamente, podendo ficar próximo da cota de alerta ou até da de transbordamento nos próximos dias;

– em Cruzeiro do Sul, o rio Juruá estava com 11,7m, subindo, podendo passar de 12m, nas próximas horas;

– em Sena Madureira, o rio Iaco estava com 11,4m, subindo, mas deve estabilizar neste domingo.

 

CLIMA EM MARÇO

O mês de março é caracterizado, segundo a média histórica, por:

– pequena diminuição das chuvas em Rio Branco, passando de 285mm, em fevereiro, para 230mm;

– aumento das chuvas em Cruzeiro do Sul, passando de 260mm, em fevereiro, para 285mm;

– aumento significativo das chuvas em Tarauacá, passando de 265mm, em fevereiro, para 308mm.

Estes são dados registrados ao longo de muitos anos, o que não garante que o mês de março de 2019 terá o mesmo comportamento pluviométrico.

Tudo indica, segundo nossas análises, que este mês será com chuvas acima da média, como foram os meses anteriores. É esperada, também, a primeira onda de frio polar, ainda na primeira quinzena do mês (provavelmente entre os dias 9 e 10). Assim, poderá ocorrer, mesmo que seja fraca, a primeira incursão de ar frio deste ano.

Acompanhe nossas atualizações diárias para ficar melhor informado sobre o tempo e a tendência do nível dos principais rios da região.

468 ad